CUT-RS recebe sindicato da Itália e reforça atendimento a migrantes
Sindicalistas também discutiram a possibilidade de firmar novas parcerias na defesa dos direitos da classe trabalhadora
Publicado: 06 Fevereiro, 2020 - 10h06 | Última modificação: 06 Fevereiro, 2020 - 10h13
Escrito por: CUT RS
A CUT-RS recebeu nesta terça-feira (4) a visita do sindicalista italiano Italo Stellon, dirigente da Confederazione Generale Italiana del Lavoro (CGIL), a maior central sindical da Itália, e representante do Istituto Nazionale Confederale di Assistenza (INCA-CGIL).
Ele foi recepcionado pelo presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, pelo secretário adjunto de Relações Internacionais da CUT, Quintino Severo, pela secretária de Formação da CUT-RS, Maria Helena Oliveira, pelo assessor da Executiva da CUT-RS, João Marcelo dos Santos, e pela funcionária do INCA-CGIL, Saraí Brixner.
Eles trocaram experiências sobre as lutas dos trabalhadores no Brasil e na Itália e debateram o andamento do convênio mantido desde 2016 entre as duas centrais, que estabelece atendimento gratuito, na sede da CUT-RS, em Porto Alegre, prestando serviços de encaminhamento de pedidos de aposentadoria e pensão para migrantes, descendentes e demais trabalhadores, além de prestar informações sobre cidadania italiana.
Stellon destacou a importância de ampliar o atendimento, uma vez que a presença italiana é muito forte em várias regiões do Rio Grande do Sul.
Os dirigentes da CUT reforçaram o trabalho realizado e projetaram a descentralização dos serviços nos próximos meses para incluir o interior do Estado, a fim de facilitar o acesso dos trabalhadores de origem italiana para aumentar os atendimentos.
“Selamos o compromisso de fortalecer o convênio para levar os serviços especialmente para esses trabalhadores que não têm a quem recorrer. Queremos proporcionar atendimento gratuito itinerante, de maneira que possamos ir ao encontro da comunidade italiana no interior gaúcho”, disse Amarildo.
“A CUT tem uma parceria de longos anos com o INCA-CGIL, com atendimentos em vários estados do país, mas é preciso avançar e estar presente em municípios que possuem grande concentração italiana, como nas cidades da Serra Gaúcha”, destacou Quintino.
Os sindicalistas também discutiram a possibilidade de firmar novas parcerias na defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Mais informações sobre o atendimento do INCA-CGIL podem ser obtidas pelo telefone (51) 3224-1718 ou através do e-mail portoalegre.brasile@inca.it