MENU

CUT-RS repudia censura à exposição de cartunistas gaúchos na Câmara da capital

Para a CUT-RS, a censura à exposição que durou apenas 24 horas, agride a liberdade de expressão e é um grave ataque à cultura e à democracia

Publicado: 05 Setembro, 2019 - 15h54 | Última modificação: 05 Setembro, 2019 - 16h48

Escrito por: CUT-RS

Reprodução
notice

A direção da CUT-RS divulgou uma nota nesta quarta-feira (4) repudiando a censura à exposição de cartuns "Independência em Risco", na Câmara Municipal da capital gaúcha. Entre os 36 trabalhos de 19 artistas, um mostra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) lambendo as botas do presidetne dos EUA, Donald Trump; e outro mostra o ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, representado como um super-herói inflável que vai se esvaziando.

Para a CUT-RS, a censura à exposição que durou apenas 24 horas, agride a liberdade de expressão e é um grave ataque à cultura e à democracia.

Confira a íntegra da nota: 

A Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul vem a público para repudiar, com veemência, a censura à exposição de cartuns “Independência em Risco”, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A decisão da presidente da Casa, vereadora Mônica Leal (PP), após a solicitação do vereador Valter Nagelstein (MDB), agride frontalmente a liberdade de expressão dos cartunistas e representa mais um grave ataque à cultura e à democracia.

Essa censura a uma mostra cultural, que havia sido autorizada pela mesa diretora do Legislativo da capital gaúcha, ocorre ao mesmo tempo que o governo Bolsonaro lidera uma cruzada contra a imprensa brasileira e internacional, mesmo aos veículos e jornalistas que apoiaram o golpe de 2016 e a sua eleição.

Esses valorosos profissionais, que usam lápis, pincéis e tintas, combatem com arte, humor e sátira o ódio, a intolerância, a violência e o autoritarismo, na luta de resistência para despertar a sociedade diante dos graves retrocessos praticados pelos governos entreguistas de plantão.

A direção da CUT-RS, junto com o Coletivo de Comunicação, integrado por jornalistas e dirigentes de sindicatos e federações filiadas, se une às demais entidades representativas contra qualquer tipo de censura, repressão, intimidação ou cerceamento de trabalho dos chargistas e demais profissionais da imprensa, na defesa intransigente da liberdade de expressão e do estado democrático de direito.

Censura nunca mais!

Calar jamais!

Porto Alegre, 4 de setembro de 2019.

Claudir Nespolo
Presidente da CUT-RS

Ademir Wiederkehr
Secretário de Comunicação da CUT-RS