• Kwai
MENU

CUT-SE lança Escola de História e Política com aula sobre geopolítica contemporânea

Aula inaugural da Escola Latino Americana de História e Política (ELAHP) foi realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro na seda da CUT Sergipe, reunindo sindicalistas, estudantes e militantes

Publicado: 12 Fevereiro, 2025 - 10h01

Escrito por: Redação CUT

CUT Sergipe
notice

Tema de grsande relevância na atualidade por movimentar as relações políticas mundiais, com efeitos sociais diretos, o governo de Donald Trumpo Nos Estados Unidos foi tema da aula inaugural da Escola Latino Americana de História e Política (ELAHP), na última sexta-feira (7), em Aracaju (SE), na sede da CUT no estado. A Escola tem apoio da CUT, da Frente Brasil Popular r do PT.

Com o título "O Segundo Governo Trump e seus efeitos no mundo, na América Latina e no Brasil", aula foi minsitrada pelo professor de Economia Política Internacional, Valter Pomar, que també, conduziu as outras atividades de inaguração. Entre elas, nos dias 6 e 7, o curso “Como domina a classe dominante (e como acabar com isso)”,  que reuniu sindicalistas, estudantes e militantes sociais de Sergipe, abordando como tema principal a luta de classes no Brasil de hoje, o papel do Estado na dominação e o papel dos meios de comunicação na dominação.

Além de lançar oficialmente a ELAHP, as aulas tiveram como objetivo debater e traçar um panorama da ascensão da extrema direita no país e as consequências de suas políticas restritivas para os demais países.

Veja abaixo a programação completa

Já no sábado, 8, o movimento sindical organizou uma feijoada para arrecadar recursos de viabilização da ELAHP. Os próximos cursos previstos a serem ofertados pela Escola são 'Uma análise crítica histórico-geográfica e política sobre Aracaju', a ser ministrado pela professora Alexandrina Luz Conceição; e o Curso de Escrita, ministrado pelo jornalista e professor Cristian Góis.

CUT Sergipe CUT Sergipe

Repercussão

Com auditório lotado durante os dois dias de curso, a expectativa é de que a Escola atraia cada vez mais participantes. A secretária de Relações do Trabalho da CUT-SE, Josivania Joaquina, explicou que o esforço para participar do curso valeu a pena.

“É uma atividade muito importante para nós, que somos militantes, entendermos como a classe dominante nos domina e como nós vamos fortalecer a luta para romper com este domínio que mantém a nossa sociedade segregada, com trabalhadores perdendo direitos”, disse a dirigente.

Já o diretor da CUT-SE e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (SINTESE), professor Rubens Marques, destacou que é ‘muito importante saber quem é quem na luta de classes’.

“O trabalhador não pode se confundir com o patrão nem com quem defende os interesses do patrão. Não dá para enfrentar um adversário sem saber quem ele é. O discurso da classe dominante é que todo mundo é igual, está todo mundo no mesmo barco, e não está", afirmou Dudu, como é conhecido

Ele citou ainda Karl Marx foi ai afirmar que “não dá para conciliar a luta de classes, os interesses são antagônicos”.

Professor de História, Valdiclei Silva, viajou do município de Muribeca, no interior do estado,  até Aracaju para participar do curso. “Essa é uma formação que enriquece a nossa luta, o nosso conhecimento. Estar atualizado com a conjuntura econômico política estadual e nacional é uma coisa muito boa e muito importante. Por isso temos que nos esforçar para participar dessas atividades gratificantes de formação política aqui na sede da CUT/SE”, disse o professor.

Assim como ele, servidores públicos, sindicalistas e militantes sociais vieram de várias cidades de Sergipe para participar do curso na sede da CUT-SE, em Aracaju.

Confira abaixo como foi a programação das aulas

06 de Fevereiro

Das 9h às 12h: aula “Como domina a classe dominante”

Das 14h às 17h: aula “Classes e luta de classes no Brasil de hoje”

07 de Fevereiro

Das 9h às 12h: aula “Estado, forças armadas e meios de comunicação: como acabar com a dominação”

Das 14h às 17h: aula inaugural ELAHP Sergipe: “O segundo Governo Trump e seus efeitos no mundo, na América Latina e no Brasil”.

O curso e a Aula Inaugural foram ministrados por Valter Pomar, Professor de economia política internacional no Bacharelado de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC

A ELAHP

A Escola Latino-Americana de História e Política (ELAHP) nasceu como iniciativa fincada no campo democrático e popular, destinado a contribuir na formação teórica e cultural de quem está vinculado às grandes lutas sociais de nosso tempo.

Desenhada como instituição autônoma, autossustentável e sem fins lucrativos suas portas estarão abertas a militantes e a quaisquer cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre alguns dos temas mais candentes da historiografia.

Plural por opção metodológica, a ELAHP tem o compromisso de construir seus cursos a partir da confluência de distintas correntes que irradiam suas investigações com base no pensamento de esquerda.

Os eixos estruturantes de seu projeto pedagógico estão determinados pelo estudo do marxismo, das lutas revolucionárias, da história do movimento das classes trabalhadoras, das experiências concretas de governos populares e da cultura socialista, feminista e antirracista.