Escrito por: CUT Nacional

CUT se une aos trabalhadores da Embrapa na luta contra desmonte da empresa

Em nota oficial, presidente da CUT, Vagner Freitas, se solidariza com a luta dos trabalhadores para fortalecer a Embrapaque é a principal empresa em inovação tecnologia tropical do mundo

Edson Rimonatto

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) se solidariza com os trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que, por meio do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), denunciam o processo de desmonte por parte do governo federal e da atual diretoria da estatal.

A Embrapa cumpre importante papel para a sociedade brasileira, do aumento do acesso da população a uma alimentação digna até a produção nacional, o que impacta na geração de emprego e renda para o povo no país.

Além disto, é considerada a principal empresa em inovação tecnológica tropical no mundo. Em 45 anos de história, ajudou o país a atingir o terceiro lugar entre os maiores produtores agrícolas do globo. Sendo que, neste período, a agropecuária nacional obteve um aumento de 390%, saindo de 46 milhões de toneladas para 225 milhões.

A própria empresa destaca sua eficiência em seu relatório[1], apontando que cada R$ 1,00 (um) investido na Embrapa, gerou-se R$ 11,37 de retorno à sociedade, na forma de tecnologias, conhecimento e empregos em 2017.

Assim, não se trata de empresa pública ineficiente, pelo contrário.

Este processo de desmonte não é um caso isolado, é uma visão de Estado mínimo adotada por este governo, que impacta todas as empresas estatais, de forma a atender interesses empresariais, sobretudo, as de maior valor de mercado. Neste caso, desconsiderando-se a segurança alimentar do povo e a soberania nacional.

O SINPAF reivindica que qualquer processo que vise discutir reestruturação organizacional da empresa e seu quadro funcional seja com sua participação.

Vagner Freitas

Presidente Nacional da CUT 

 

[1] Embrapa em números – 2017.

BANNER