CUTs São Paulo, Pará e Paraíba elegem nova direção para o próximo quadriênio

Vera Paoloni, do setor financeiro, assumirá a presidência da CUT-Pará; em São Paulo, o eleito é Raimundo Suzart, do setor químico. Na Paraíba, o atual presidente Sebastião José dos Santos é reconduzido ao cargo

Publicado: 28 Agosto, 2023 - 14h30 | Última modificação: 30 Agosto, 2023 - 15h12

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Rosely Rocha

Com o tema “Luta, direitos e democracia, que transformam vidas na Amazônia!”, o 14° Congresso Estadual (CECUT-PA), realizado de forma hibrida, contou com a presença online de mais de 150 delegadas e delegados, representantes de seus sindicatos, enquanto a atual direção e executiva se reuniu presencialmente no Sindicato dos Bancários e Bancárias, em Belém.

A atual presidenta da CUT – PA, Euci Ana Gonçalves, lembrou que nos oito em que esteve à frente da entidade foram tempos de desafios, primeiro com o golpe de 2016, depois a eleição de Jair Bolsonaro e a pandemia da covid-19.

“Foi uma travessia desafiadora de gerir grandes crises, mas apesar disso o fato de termos resistido e chegado ao final do segundo mandato que coincide com 40 anos da CUT, é algo para se celebrar”, diz Euci, que é agricultora familiar.

Para ela, os próximos desafios da nova direção e do seu ramo são o de evitar novos retrocessos e reconstruir o Brasil, criando novos espaços de resistência e incluir novas categorias no processo como a dos trabalhadores e trabalhadoras por aplicativos.

Além desses desafios temos o as questões estruturantes, os grandes empreendimentos de portos, hidrovias, ferrovias, que atingem a população ribeira e a agricultura familiar

“Nós já somos atingidos por esses grandes empreendimentos que não têm recompensa para os prejuízos ambientais, e nós queremos participar; da construção da COP-30; não podemos ser palco apenas de fotos e imagens bonitos do Rio Amazonas. Queremos que sejam incluídos, a partir do que comer e da valorização da agricultura familiar e o respeito aos recursos naturais”, ressaltou Euci.

A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

A futura presidenta da CUT-PA, Vera Paoloni citou como desafios a dimensão territorial do Pará, com seus 144 municípios, o que dificulta a geopolítica e, especialmente, retomar os direitos fundamentais que foram retirados com as reformas Trabalhista e da Previdência.

CUT-PACUT-PA
Vera Paoloni

Para ela é preciso ajustar o processo de formação do que vai acontecer, e levar para a CUT-PA os sindicatos e os movimentos sociais.

“Precisamos atuar junto aos movimentos sociais, de moradia, mulheres, MST para que seja levada em conta essa imensa diversidade de ramos de urbanos, como do saneamento, financeiro, tecnologia e outros e do campo”, afirma.

Ela também citou como a COP-30 como pauta prioritária para a CUT-Pará.

“ A pauta clima e do meio ambiente será um desafio pra nós, do ponto de vista da região Amazônica, que precisa ser respeitada. É preciso atuar na produção e difusão do conhecimento que a região nos traz. e estar atuando na produção e difusão desse conhecimento. Esses são os grandes debate e desafios pela frente”, concluiu.

Paraíba

No 14° CECUT da Paraíba, as delegadas e delegados elegeram por unanimidade a nova diretoria para o próximo quadriênio, na última sexta-feira (25). O presidente Sebastião José dos Santos (Tião), foi reconduzido ao cargo. Ele destacou os desafios que ainda estão na ordem do dia para a classe trabalhadora.

“Cumprimos o primeiro ciclo de gestão e agora referendado pelos delegados e delegadas neste congresso, vamos continuar avançando nas históricas bandeiras de luta da nossa CUT que está em festa completando 40 anos”, disse Tião.

CUT-PBCUT-PB
Sebastião José dos Santos (Tião)

São Paulo

Sob o slogan “Luta, Direitos e Democracia que transformam Vidas”, o CECUT-SP realizado neste final de semana, em Praia Grande (SP), contou com a presença de lideranças políticas e dos movimentos sociais, e escolheu os delegados que irão ao 14º CONCUT, o Congresso Nacional da CUT, previsto para outubro.

A eleição foi de chapa única, com respeito à paridade entre homens e mulheres, e terá o químico Raimundo Suzart como presidente.

Roberto ParizottiRoberto Parizotti
Raimundo Suzart

“Estamos em um momento de retomada dos direitos e de fortalecimento dos movimentos sindical e popular. Nossa esperança é garantir o crescimento econômico e discutir os direitos trabalhistas que foram tirados”, afirmou Suzart.

A bancária Ivone Silva foi eleita como vice-presidenta; o metalúrgico Daniel Calazans seguirá como secretário-geral e o professor Douglas Izzo assume a secretaria de Administração e Finanças.

Leia mais Nova direção da CUT-SP é eleita no 16º CECUT