Escrito por: Redação CUT
Bolsonaro tem 35%, Haddad 22% e Ciro 11% das intenções de votos. Na simulação de segundo turno, candadito do PT empata com o capitão reformado
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4) mostra que, se os percentuais de intenções de votos permanecerem nos atuais patamares, a eleição presidencial deste ano vai ser decidida no segundo turno, que deve ser entre os candidatos Fernando Haddad, do PT, e Jair Bolsonaro, do PSL. Nas simulações de segundo turno, Haddad e Bolsonaro estão empatados.
De acordo com o instituto, Jair Bolsonaro (PSL), o candidato à Presidência da República preferido por 53% dos brasileiros mais ricos e rejeitado por 52% dos mais pobres, 50% das mulheres e 50% dos jovens, tem 35% das intenções de votos.
Se considerados apenas os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, Bolsonaro tem 39% das intenções de voto, o que não garante vitória no primeiro turno das eleições. Para ganhar no primeiro turno é preciso atingir 50% dos votos válidos mais um. Bolsonaro teria de conseguir crescer 11% em dois dias para levar no primeiro turno.
O candidato do PT, Fernando Haddad, permaneceu estável, com 22% - e 25% dos votos válidos.
Na sequência estão Ciro Gomes (PDT), com 11% - 13% dos válidos -, Geraldo Alckmin (PSDB), com 8% - 9% dos válidos -, e Marina Silva (Rede), com 4%.
Depois vêm João Amoêdo (Novo), com 3%; Álvaro Dias (Podemos), com 2%; Henrique Meirelles (MDB), com 2%; e Cabo Daciolo (Patriota), com 1%.
Nas simulações de segundo turno Bolsonaro (44%) empata com Haddad (43%) e perde Ciro por 42%a 48%. Já contra Alckmin empata (42% a 43%).
O Datafolha ouviu 10.930 eleitores em 389 cidades do país na quarta e nesta quinta (4). A margem de erro do levantamento, contratado pela Folha e pela TV Globo, é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Confira os totais:
Intenção de votos, brancos/nulos e não sabe ou ano respondeu:
Jair Bolsonaro (PSL): 35%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 4%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 6%
Não sabe/não respondeu: 5%
Votos válidos
Jair Bolsonaro (PSL): 39%
Fernando Haddad (PT): 25%
Ciro Gomes (PDT): 13%
Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
Marina Silva (Rede): 4%
João Amoêdo (Novo): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%