MENU

Datafolha: Lula tem 48% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno

De acordo com a pesquisa, no primeiro turno o petista tem 12 pontos de vantagem: 45% das intenções de voto, contra 33% de Bolsonaro. Em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 38%

Publicado: 16 Setembro, 2022 - 10h29 | Última modificação: 20 Setembro, 2022 - 12h30

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

Ricardo Stuckert/PR
notice

O ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição para a presidência da República, contra 33% do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, segundo nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada na noite quinta sexta-feira (15).

Com 48% dos votos válidos, que excluem brancos e nulos – critério usado pela Justiça Eleitoral para fazer definir o candidato eleito -, o petista pode vencer no primeiro turno. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. E é eleito quem alcança 50% dos votos mais um.

Onde Lula tem mais votos na pesquisa estimulada (eleitores olham um cartão com os nomes dos candidatos)   

. 52% dos eleitores que ganham até 2 salários mínimo declaram que vão votar no petista, contra 27% de Bolsonaro.

. 57% dos eleitores que recebem o Auxílio Brasil, turbinado por Bolsonaro durante o processo eleitoral declaram voto em Lula, congtra 26% no atual presidente.

. 46% das mulheres declaram intenção de votar em Lula, contra 29% de Bolsonaro.

. 51% dos católicos vão votar em Lula. O percentual representa 53% dos votos válidos. Outros 28% vão votar em Bolsonaro.

Onde Lula subiu e encostou ou ultrapassou em Bolsonaro

. No Centro-Oeste, Lula subiu oito pontos, chegando a 38%, empatando com os 40% de Bolsonaro, que caiu seis pontos na região em que o agronegócio associado a ele é mais forte.

. no Sudoeste, Lula subiu de 41% para 43%; Bolsonaro caiu de 36% para 34%.

. entre os homens, Bolsonaro caiu 7 pontos (44%) contra 37% de Lula.

. entre os evangélicos, Bolsonaro tem 49% (52% dos válidos), ante 32% de Lula, mas a vantagem caiu pela primeira vez em levantamentos recentes: era de 51% a 28% para o presidente na semana passada.

Demais candidatos

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) está em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto no primeiro turno das eleições. Ele está tecnicamente empatado com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que tem 5%. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), tem 2%.

Os demais candidatos não pontuaram. São eles:  Pablo Marçal (Pros), Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelman (PTB).

Os brancos e nulos somaram 4%. Indecisos ou não responderam foram 2%.

Segundo turno 

Em um eventual segundo turno, de acordo com o Datafolha, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 38%.

Lula conquista eleitores de Ciro e Simone em eventual 2º turno

Segundo o Datafolha, 51% dos eleitores de Ciro Gomes dizem votar em Lula num segundo turno contra Bolsonaro, e 24% afirmam apoiar o atual presidente. Não votam em nenhum dos dois 24%.

Já entre apoiadores de Simone Tebet, 40% afirmam que vão com o petista e 24%, com o presidente numa segunda rodada. Dizem não votar em ninguém 33%.

 

Metodologia da pesquisa 

A pesquisa Datafolha foi encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo.

Foram ouvidos 5.926 eleitores em 300 cidades.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança pe de 95.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04099/2022.