Escrito por: Redação CUT
No primeiro turno, petista tem 47% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro; Ciro tem 7% e Simone Tebet, 2%
O ex-presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto e pode vencer a eleição no primeiro turno, no dia 2 de outubro, segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (18). O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 32% das intenções de voto.
De acordo com o levantamento, Lula soma 51% dos votos válidos, excluindo os 6% de brancos e nulos, critério utilizado pela Justiça Eleitoral para contabilizar o resultado final —vence quem tiver 50% mais um voto no dia 2 de outubro. Bolsonaro alcançou 35%.
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) tem 7% das intenções de voto no primeiro turno, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), 2%, Vera Lúcia (PSTU, com 1%). Leonardo Péricles (UP), Felipe D'Ávila (Novo), Soraya Thronicke (UB), Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.
Lula ganha entre os eleitores mais pobres, mulheres, do Nordeste, do Sul e do Sudeste.
Entre os mais pobres, aqueles que ganham até 2 salários mínimos e formam 51% da amostra do Datafolha, Lula oscilou positivamente um ponto, para 55%.
Bolsonaro manteve os 23% que havia conquistado na rodada anterior.
Entre os que ganham de 2 a 5 mínimos, que compõe 33% da amostra, Lula tem 38% e Bolsonaro, 41% - 25% do eleitorado nesta amostra é evangélico.
Entre os evangélicos, o presidente tem 49%, enquanto o petista tem 32%. O impacto das reduções de energia também é fator a ser considerado para o crescimento de 7% de Bolsonaro entre uma pesquisa e outra neste grupo.
Entre as eleitoras, Lula tem 47% e Bolsonaro, 29%.
No recorte por Região, Lula tem 57% contra 24% de Bolsonaro. 27% da população com direito a voto é nordestina.
No Sudeste, Lula tem 44% dis votos contra 32% de Bolsonaro.
No Sul, Lula tem 43% e Bolsonaro, 39%.
Bolsonaro tem mais intenções de voto no Centro-Oeste, 42%, contra 36% de Lula.
Norte, há empate com Bolsonaro à frente (43% ante 41%).
Metodologia da pesquisa
O instituto Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça (16), data do começo da campanha de rua, a esta quinta (18).
A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
A pesquisa, contratada pela Folha e TV Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09404/2022