Escrito por: Redação CUT

Datafolha: Lula tem 53% dos votos válidos; vantagem sobre Bolsonaro é de 6 pontos

No levantamento da semana passada, antes de Roberto Jefferson atirar nos policiais das notícias do arrocho no salário mínimo e na classe média, Lula tinha 52% e Bolsonaro, 48%.

Reprodução

A três dias do segundo turno da eleição que vai escolher o novo presidente do Brasil, o ex-presidente Lula (PT) abriu seis pontos de vantagem sobre seu opositor, oscilou para cima e tem 53% dos votos válidos, contra 47% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que oscilou para baixo, segundo nova rodada da pesquisa Datafolha, realizada entre a terça-feira (25) e esta quinta (27).

No levantamento da semana passada, antes do ex-deputado Roberto Jefferson (PDT), aliado do presidente, atirar nos agentes da Polícia Federal, e antes dos estudos do governo sobre congelamenteo do salário mínimo e do fim das deduções das despesas com saúde e educação no Imposto de Renda serem divulgados, Lula tinha 52% e Bolsonaro, 48%.

A soma apenas dos votos válidos, que exclui brancos e nulos, é o critério adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar o resultado final da eleição.

Cenário estimulado

No cenário estimulado, quando os eleitores podem olhar um cartão com os nomes dos candidatos, se considerados todos os votos, inclusive brancos e nulos e, no caso da pesquisa, os indecisos, Lula tem 49% das intenções de voto contra 44% de Bolsonaro. Outros 5% dos eleitores declararam que vão votar em branco ou anular o voto e 2% ainda estão indecisos.

No levantamento anterior, Lula tinha 49% das intenções de voto e Bolsonaro 45%.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Metodologia da pesquisa

O Datafolha entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

 A pesquisa, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04208/2022.