Escrito por: André Accarini
Em encontro com presidente do Sindicato dos Artistas do RJ, Central traça estratégias para
Na sexta-feira, a CUT recebeu o Presidente do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro, Jorge Coutinho, para uma conversa, cujo objetivo foi a contribuição para estratégias que levem as ações da Década Internacional dos Afrodescendentes, à população negra, de forma efetiva.
A Rádio CUT conversou com Jorge Coutinho e com Maria Julia Nogueira, Secretária de Combate ao Racismo, da CUT Nacional sobre a proposta, que será elaborada a partir de encontros como o da sexta.
Clique no player, para ouvir a reportagem.
A Década Internacional de Afrodescendentes, foi proclamada pela UNESCO, na resolução Resolução n. 68/237, de 23 de dezembro de 2013, com início em 1º de janeiro de 2015 e fim em 31 de dezembro de 2024. Tema: “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.
O principal objetivo da Década Internacional consiste em promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Década é uma oportunidade para se reconhecer a contribuição significativa feita pelos afrodescendentes às nossas sociedades, bem como propor medidas concretas para promover sua inclusão total e combater todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e qualquer tipo de intolerância relacionada.