Escrito por: Redação CUT

Deixem o Nordeste votar lidera menções no Twitter após ação criminosa da PRF

Internautas reagem pedindo para eleitores denunciarem ações da PRF contra transporte gratuito, campanha de Lula pede prisão de diretor-geral da PRF, que não mediu o poder das redes sociais

Reprodução

Após a ação criminosa de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou mais de 500 operações, a maioria no Nordeste, na tentativa de impedir eleitores de votar e prejudicar o ex-presidente Lula (PT) a frase DEIXE O NORDESTE VOTAR passou a ocupar os primeiros lugares entre os assuntos mais comentados do Twitter.

O ex-presidente obteve 66,7% dos votos no Nordeste no primeiro turno da eleição, contra 29,7% do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Os estados do Nordeste somam 42,3 milhões de eleitores e ficam atrás somente dos estados do Sudeste (66,7 milhões de eleitores). E o percentual de votos em Lula no segundo turno aumentou, segundo todas as pesquisas de intenções de voto, para quase 70%.

A ação criminosa da PRF contra transporte gratuitofoi rapidamente denunciada por internautas, a campanha de Lula pediu prisão de diretor-geral da PRF, o bolsonarista Silvinei Vasques, que não deve ter noção do poder das redes sociais e achou que sua ação para aumentar abstenção não teria a repercussão enorme e imediata que teve. 

Alguns falam em golpe e outros pedem a extensão do horário de votação para garantir que todos os eleitores tenham direito de votar. Mas o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disse que o horário não será prorrogado. Quem chegar na fila até as 17h pode votar. 

DEIXEM O NORDESTE VOTAR

A PRF tá fechando estradas no Nordeste para impedir povo de votar, e em muitas regiões rurais do Nordeste o número de ônibus que fariam o transporte dos moradores para os locais de votação estão sendo REDUZIDOS!!

CANALHAS

— Bagi (@gabicattuzzo) October 30, 2022

EXTENSÃO DE HORÁRIO PARA A VOTAÇÃO NO NORTE E NORDESTE

DEIXEM O NORDESTE VOTAR

— matheus (@whomath) October 30, 2022

Impedir a população de votar é CRIME!
Denunciem qualquer irregularidade pelo aplicativo “Pardal”.
DEIXEM O NORDESTE VOTAR!

— Juliette (@juliette) October 30, 2022

O ministro Alexandre de Moraes, que havia proibido ações da PRF contra o transporte de eleitores intimou o diretor-geral da PRF, o bolsonarista Silvinei Vasques a prestar esclarecimentos. Ele saiu sem falar com a imprensa, Moraes passou pano. Segujndo ele,  apesar do atraso todo mundo seguiu em frente e foi votar.

Mas as ações determinadas pelo direitor-geral provocaram briga na PRF. De acordo com um agente, o clima é tenso entre os policiais na PRF e uma reação formal, por meio de nota de repúdio, é considerada nos bastidores. "A PRF é uma polícia de Estado, não de governo. O que está acontecendo hoje é coisa de polícia de governo, declarou um líder policial rodoviário, que fala em "ousadia" de Vasques, que declarou voto em Bolsonaro, segundo o UOL.