Escrito por: Redação CUT
Para o deputado estadual Leonel Radde (PT-RS), a fala do deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS) está repleta de "ofensas aos nordestinos" e refletem "o racismo e o preconceito"
Em uma livre no Instagram realizada no domingo (5), o deputado federal bolsonarista Maurício Marcon (Podemos-RS), que se diz conservador e antipetista, criticou os 72% de votos válidos que o presidente Lula (PT) teve na Bahia e comparou o estado ao Haiti. Disse que o estado é "sujo e pichado".
''A gente teve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é'', disse Marcon.
A publicação viralizou nas redes sociais e as reações contra a fala preconceituosa do bolsonarista foram duras. O deputado estadual Leonel Radde (PT-RS) foi além e registrou, nesta terça-feira (7), um boletim de ocorrência (BO) contra Maurício Marcon por declarações xenofóbicas preconceituosas contra o Nordeste.
Em sua conta no Twitter, Radde afirmou que a fala de Marcon está repleta de "ofensas aos nordestinos" e refletem "o racismo e o preconceito".
“Registramos Boletim de Ocorrência contra o Deputado Federal pelo RS Maurício Marcon que proferiu diversas ofensas aos nordestinos, com falas racistas e repletas de preconceitos. Não é possível que o nosso país possa conviver com esse tipo de racista na política! Fascista!”, disse o deputado petista na postagem.
"Não é possível que o nosso país possa conviver com esse tipo de racista na política!", completou Radde.
Registramos Boletim de Ocorrência contra o Deputado Federal pelo RS Maurício Marcon que proferiu diversas ofensas aos nordestinos, com falas racistas e repletas de preconceitos. Não é possível que o nosso país possa conviver com esse tipo de racista na política! Fascista!
— Leonel Radde (@LeonelRadde) February 7, 2023O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa também reagiu às agressões do deputado bolsonarista à Bahia e, por meio do seu perfil no Twitter, mandou Marcon se educar.
"Caro deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas e a sua contribuição para a formação da nacionalidade brasileira'', disse Joaquim Barbosa.
Caro Deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas, ie, a sua gigantesca e decisiva https://t.co/dLTTKXLHyl
— Joaquim Barbosa (@joaquimboficial) February 8, 2023Live não surpreendeu quem conhece o bolsonarista
A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul, Silvana Piroli, não se surpreendeu e criticou a postura do deputado. “Ele não suporta o contraditório e não engole a força de Lula no Nordeste, onde as políticas sociais dos governos do PT melhoraram a vida da população, promovendo inclusão e esperança”.
A dirigente sindical, que é também secretária de Movimentos Sociais da CUT-RS, lembra que Lula ganhou também as eleições em vários regiões do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre. Para Silvana, “a conduta do deputado, quando ataca parte da população e desrespeita a cultura do povo, não contribui para o Brasil ser um país desenvolvido, integrado e socialmente justo”.
Deputado bolsonarista diz que foi mal interpretado
Após a repercussão negativa, o deputado bolsonarista postou, no início da tarde desta quarta-feira (8), o que denominou como "nota à sociedade". Na nota, postada no Instagram, ele diz que sua fala foi "maldosamente distorcida por grupos que e pessoas que visam única e exclusivamente destruir a imagem de quem pensa diferente".
Marcon alega que a declaração teve o intuito de "fazer uma crítica construtiva, a qual deveria ser encarada de forma positiva, pois tem como objetivo a busca por melhorias para este estado com imenso potencial turístico".
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Mauricio Marcon (@mauriciomarcon)