Escrito por: Redação CUT

Descomplicando: Maria Maeno fala sobre saúde e qualidade de vida do trabalhador

Em bate-papo sobre Saúde do Trabalho, Maria Maeno, afirmou que “trabalho ideal é aquele que nos satisfaz”. Médica disse ao Podcast da CUT que redução da jornada de trabalho é fundamental para qualidade de vida

reprodução

Graduada e com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, a médica Maria Maeno participou de mais uma edição do Podcast Estúdio CUT, falando sobre sua trajetória de atuação e pesquisas em Saúde do Trabalho.

De forma didática e descontraída, o bate-papo explica o que é Saúde do Trabalho, como dialoga com as relações trabalhistas e seus efeitos na vida de cada trabalhador e trabalhadora. Maria Maeno fala sobre como identificar patologias em decorrência das condições laborais. 

Veja o Podcast: 

 

Bate-papo

No podcast, entre outros assuntos, a médica fala sobre redução de jornada de trabalho, a responsabilidade das empresas, adoecimento mental, acesso da população a serviços de saúde, exemplificando com situações do cotidiano como a pandemia, o contexto político do Brasil e suas consequências para a sociedade.

Maria Maeno ainda fala sobre as mudanças nas relações de trabalho ao longo dos anos, envolvendo a cobrança por produtividade imposta pelo capitalismo, o uso das redes sociais e, de quebra, fala sobre cinema. “Gosto muito de filmes europeus, asiáticos, gosto dos filmes iranianos”, disse, na conversa, afirmando que o cinema é “uma terapia”.

Trajetória

A conduta profissional ao longo dos anos em prol dos trabalhadores e trabalhadoras foi elogiada pela secretária de Comunicação da CUT, Maria Faria. “Maria Maeno é uma autoridade no assunto. Seu trabalho e dedicação ao longos dos anos foi fundamental para que o movimento sindical pudesse identificar os problemas enfrentados no mundo do trabalho, como esses problemas afetam a saúde  dos trabalhadores, como resolver e proteger a vida deles e, em especial, para o movimento sindical poder lutar e exigir nas negociações melhores condições de trabalho”, disse a dirigente.

Biografia: Maria Maeno atuou como médica da Secretaria de Saúde de SP e coordenou o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador por 16 anos. Foi docente do Senac SP e é pesquisadora da Fundacentro. Integra o Instituto Walter Leser e o Núcleo de Saúde Mental e Direitos Humanos do Instituto Sedes Sapientiae. Ela é especialista em Saúde do Trabalhador, atua em políticas públicas, gestão do trabalho, saúde mental, prevenção de incapacidade e acidentes laborais.