MENU

Desde as primeiras horas da manhã, o povo está nas ruas exigindo #ForaBolsonaro

Atos pelo impeachment do pior presidente da historia do Brasil estão sendo realizados em mais 320 cidades do Brasil e do exterior, neste sábado (2)

Publicado: 02 Outubro, 2021 - 13h05 | Última modificação: 02 Outubro, 2021 - 14h42

Escrito por: Rosely Rocha

Douglas Vieira / CUT -RIO
notice
Imagem de drone na Cinelândia, Rio de Janeiro

Desde as primeiras horas da manhã deste sábado (2), milhares de pessoas estão nas ruas de centenas de cidades do Brasil e do exterior pedindo o impeachment o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL). Os maiores atos pelo #ForaBolsonaro até agora foram realizados em capitais como Rio de Janeiro, Recife, Goiania, Fortaleza e cidades do interior dos estados como Joinville, em Santa Catarina.

E motivos para tirar Bolsonaro da Presidência da República não faltam. Os maniefstantes protestam contra a fome que atinge um em cada quatro brasileiros, a carestia com a inflação em mais de 10%, o desemprego que atinge mais de 14 milhões de pessoas, a falta de direitos a 76 milhões de trabalhadoras e trabalhadoras, o negacionismo em relação a covid-19 que matou quase 600 mil, a falta de ações concretas para evitar as queimadas na Amazônia e no Pantanal, os aumentos nas tarifas de energia e nos combustíveis e os ataques à democracia.

Confira alguns atos que ocorreram pela manhã

Em Recife (PE) cerca de 50 mil pessoas se reuniram no centro da capital Pernambuca, nas imediações da Praça do Derby. O ‘Fora, Bolsonaro’ reuniu representantes de sindicatos, movimentos sociais e partidos de oposição. Na concentração, o presidente da CUT no estado Paulo Rocha, explicou os motivos para o #ForaBolsonaro.

Kaline MedeirosKaline Medeiros

Agência JC MazellaAgência JC Mazella

Agência JC MazellaAgência JC Mazella

“Este é um governo genocida e que não combate o desemprego, que não combate a desigualdade. Queremos distribuição de renda e empregos para a volta da alegria do povo brasileiro”, disse o dirigente.

No Rio de Janeiro, milhares de pessoas se reuniram na Avenida Presidente Vargas , no centro da cidade. Com bandeiras, palavras de ordem e música os manifestantes pediram #ForaBolsonaro e se posicionaram contra as privatizações e a política econômica do governo.

Rosângela Fernandes / Camila AraújoRosângela Fernandes / Camila Araújo

Rosângela Fernandes / Camila AraújoRosângela Fernandes / Camila Araújo

 

Rosângela Fernandes / Camila AraújoRosângela Fernandes / Camila Araújo

Em Fortaleza, Ceará , a concentração para o ato começou desde às 8h da manhã na Praça da Bandeira, localizada no centro da capital. Depois seguiu até a Praça do Ferreira. São milhares de cearenses marchando em protesto contra a política de morte do atual governo, contra os altos preços dos alimentos, das tarifas de luz, gás e combustíveis.

Francisco KelvimFrancisco Kelvim

Rafael MesquitaRafael Mesquita

Francisco KelvimFrancisco Kelvim

 

Em João Pessoa (PB) a manifestação foi no Ponto de Cem Réis. A populapedia o impeachment do presidente e  criticava os aumentos dos preços de combustíveis, produtos alimentícios e gás de cozinha. Eles também homenagearam as vítimas da covid-19.

 

Edmundo GonzagaEdmundo Gonzaga

 

A capital da Bahia, Salvador, amanheceu com os manifestantes nas ruas pedindo o impeachment de Bolsonaro, mais empregos, saúde pública,  educação e saúde.

Mateus Quevedo/MPA BrasilMateus Quevedo/MPA Brasil

Sindijufe / BASindijufe / BA

Os evangélicos , em Salvador também aderiram ao Fora Bolsonaro.

Mateus Quevedo/MPA BrasilMateus Quevedo/MPA Brasil

 

Em Goiânia, Goiás, centenas de pessoas saíram em passeata pelas ruas da cidade em protesto contra o governo genocida de Jair Bolsonaro.

Claudio MarquesClaudio Marques

Claudio MarquesClaudio Marques

Em São Luís, capital do Maranhão, os manifestantes se reuniram no centro da cidade. Além do impeachment de Bolsonaro, o ato foi por mais vacinas contra a Covid-19 e por empregos.

Em Palmas, Tocantins a manifestação percorreu as principais ruas da cidade. Os manifestantes se protegeram da contaminação pelo coronavírus se perfilando em filas separadas para manter o distanciamento social.

Deborah SallysaDeborah Sallysa

Déborah SallysaDéborah Sallysa

Em Belém do Pará, também houve manifestação pela manhã, pedindo Fora Bolsonaro. Também teve ato na cidade de Marabá. A população ocupou as ruas em repúdio aos altos preços dos alimentos, da energia, do gás de cozinha e combustíveis em geral.

 

Glauber Silva Glauber Silva

Glauber SilvaGlauber Silva

A população de Alagoas não ficou de fora e sai nas ruas da capital, Maceió para pedir o fim do pior presidente que o Brasil já teve. Fora Bolsonaro.

 

Em Joinville (SC), a chuva não atrapalhou o ato regional por #ForaBolsonaro neste 2 de outubro. Os manifestantes se concentraram na Praça da Bandeira com seus guarda-chuvas, bandeiras e cartazes e depois seguiram em caminhada pelas ruas da cidade.

Leonardo Nuremberga Leonardo Nuremberga

Em Chapecó, também em Santa Catarina, a concentração do ato aconteceu  na Praça Central da Cidade.  

Matheus KraemeMatheus Kraeme

Na cidade de Palhoça (SC)  também teve manifestação por #ForaBolsonaro. Desde cedo, lideranças se concentraram na Praça 7 de Setembro com suas bandeiras.

Em Criciúma (SC), manifestantes se concentraram na rua da Arquibancada com suas bandeiras, cartazes e faixas para dizer chega a este governo genocida, lutando contra a Reforma Administrativa, a fome, o desemprego e por #ForaBolsonaro 

Marcia Francisca MendesMarcia Francisca Mendes

As ruas de Blumenau (SC) foram tomadas pelo grito de #ForaBolsonaro neste 2 de outubro. Manifestantes se concentraram na praça do Teatro Carlos Gomes e depois seguiram em caminhada pelas ruas centrais da cidade.

Julian CastelianJulian Castelian

Em Campinas, no interior de São Paulo , a manifestação com centenas de pessoas saiu do Largo do Rosário e percorreu as principais ruas da cidade.

Renato Simões Renato Simões

 

Atos no exterior

Em Londres, na Inglaterra, os brasileiros também protestaram contra este governo genocida, em frente a embaixada brasileira na cidade.

A comunidade LGBTQI+ também esteve presente em Londres e homenageou a vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro.

Em Freiburg, Alemanha, a concentração foi na Europaplatz e os manifestantes sairam em passeata até Platz der Alten Synagoge no centro da cidade.

Coletivo Brasil Alemanha pela DemocraciaColetivo Brasil Alemanha pela Democracia

Coletivo Alemanha Brasil pela DemocraciaColetivo Alemanha Brasil pela Democracia

Em Paris, França, os brasileiros e brasileiras protestaram contra Bolsonaro, nas imediações de um dos símbolos mais conhecidos do mundo, a Torre Eifell.

Lázaro RosaLázaro Rosa

Em Madrid, capital da Espanha, o ato, organizado pela Asociación Brasileña Maloka, Coletivo pelos direitos no Brasil, foi a noite no Teatro no teatro Del Barrio. 

Dezenas de atos ainda ocorrerão nesta tarde. Confira aqui.

Sobre a organização dos atos

Organizados pela CUT e demais centrais, as Frentes Povo sem Medo, Brasil Popular e Coalizão Negra por Direitos,  Direitos Já, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); União Nacional dos Estudantes (UNE); Central de Movimentos Populares (CMP) e movimento Acredito, os atos 320 estão confirmados em 306 cidades e 18 países .

A mobilização pelo Fora Bolsonaro envolve ainda diversos partidos políticos: PT, PSOL, PC do B, PSB, PDT e PCB, Rede, Cidadania, PV e Solidariedade, entre outros.  

 *Edição: Marize Muniz