Diário de S.Paulo: jornalistas entram em greve na terça (10)

Categoria faz greve por direitos e realizam assembleia a partir das 14h

Publicado: 06 Outubro, 2017 - 17h25 | Última modificação: 09 Outubro, 2017 - 12h20

Escrito por: Flaviana Serafim/ Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)

Divulgação / SJSP
Na foto, a greve no Diário de S.Paulo em janeiro de 2017, quando já havia atrasos de pagamentos.

Os jornalistas do Diário de S.Paulo entram em greve na terça-feira (10), a partir das 14h, pois a direção do jornal continua atrasando os pagamentos. Além dos salários, os atrasos se estendem às férias, ao vale-refeição e também ao recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os profissionais estavam em estado de greve desde o último dia 27 de setembro em protesto contra os atrasos e, em assembleia com participação maciça da redação, nesta quinta-feira (5) decidiram cruzar os braços na próxima semana.

Os jornalistas contratados diretamente receberam o salário de agosto somente na semana passada e o de setembro continua em aberto. Para os que trabalham como Pessoa Jurídica, o último pagamento foi em 20 de agosto.

Em 18 de setembro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) enviou ofício solicitando reunião com a direção do Diário para tratar do problema, mas a empresa não se manifestou. Na manhã desta sexta-feira (6), o SJSP protocolou o aviso de greve comunicando oficialmente a paralisação das atividades em 48 horas se o Diário não abrir negociação com os trabalhadores.

A crise financeira no Diário de S.Paulo têm se arrastado nos últimos anos e os jornalistas fizeram diversas mobilizações em 2016 e neste ano protestando contra os frequentes atrasos de pagamento e também contra a precarização nas redações.

Logo no início de 2017, houve uma greve. Os profissionais enfrentaram falta de água, telefone cortado e ar-condicionado quebrado. Mais de 2 mil assinaturas foram canceladas devido à interrupção da distribuição dos jornais e, além da falta de pagamento, os sindicalistas constataram que a empresa estava pejotizando até os estagiários.

Para marcar o início da greve e debater os rumos da mobilização, os jornalistas realizam nova assembleia também às 14h da próxima terça-feira (10/10), em frente à sede do jornal, na Barra Funda, zona oeste da capital paulista.