Dilma reafirma candidatura de Lula: ‘não pode um inocente ser retirado do pleito

Ex-presidenta participou em Londres de fórum sobre o Brasil, onde denunciou a perseguição a Lula. Em Curitiba, a indígena Sonia Guajajara defende o direito de Lula ser candidato

Publicado: 06 Maio, 2018 - 10h30 | Última modificação: 06 Maio, 2018 - 10h41

Escrito por: Redação RBA

Fernando Donasci

A ex-presidente Dilma Rousseff reafirmou neste sábado (5), em Londres, onde participou do Brazil Forum UK 2018, organizado por estudantes brasileiros no Reino Unido, a candidatura de Lula à presidência nas eleições deste ano. Segundo boletim divulgado pelo Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia, de Curitiba, a ex-presidente disse que “o PT não vai tirar Lula e nem vai oferecer outro candidato. Nós sustentamos a condição de inocente do Lula e não pode um inocente ser retirado do pleito por nós”. A conferência foi realizada na London School of Economics, e os estudantes receberam Dilma calorosamente.

Fernando DonasciFernando Donasci

O boletim também informou que a indígena Sônia Guajajara, pré-candidata à vice-presidência da República pelo PSol, visitou a Vigília #LulaLivre na manhã desse sábado. A pré-candidata do PSOL disse que veio até a Vigília para defender o direito de Lula ser candidato e destacou que não é hora para pensar em partidos e siglas partidárias, mas em unidade. “Estamos vivendo dias de criminalização dos movimentos, ataques violentos e fascistas. É hora de dar as mãos e fortalecer a luta pois não há outro jeito que não este, a da solidariedade mútua.”

Atores e atrizes da peça Krum visitaram a vigília na manhã deste sábado. Eles levaram apoio ao ex-presidente Lula e ainda ajudaram a servir o almoço para o pessoal. “Aproveitamos que estamos com a peça em cartaz em Curitiba e viemos trazer nossa solidariedade ao pessoal da Vigília e ao Lula, com cinco profissionais da peça", disse Inês Viana, atriz e diretora do Rio de Janeiro.

O prefeito de Hortolândia (SP), Ângelo Perugini (PDT), e o ex-prefeito de Pouso Alegre (MG), Agnaldo Perugini, visitaram o acampamento Marisa Letícia na tarde deste sábado.

Balanço de atividades

Joka MadrugaJoka Madruga
Foto da trupe do circo, na programação da Vígila LulaLivre em Curitiba

Ao longo de quase 30 dias da Vigília Democrática #LulaLivre, milhares de pessoas têm circulado pela esquina Olga Benário. Desde o início do acampamento, já foram recebidas mais de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis, além de carnes e vegetais frescos.

No período mais movimentado do acampamento foram servidas em média 1,4 mil almoços e 1,4 mil jantares diariamente.

Além disso, já são quase 5 mil cartas escritas para o ex-presidente Lula. Visitantes do Equador, México, Itália, Colômbia, Guatemala, Argentina, França, Estados Unidos, Inglaterra e Noruega já passaram por lá para manifestar apoio e solidariedade a Lula e a mulheres e homens de todos os estados brasileiros que estão acampados em defesa da democracia.

Caravana

A Caravana #LulaLivre Piauí iniciou nesta sexta-feira (4) a sua quarta viagem pelo estado. O roteiro deste fim de semana tem: Pau D'Arco, Beneditinos, Alto Longá, São João da Serra, Novo Santo Antonio, Coivaras, Altos, Sigefredo Pacheco, Juazeiro, Castelo, Buriti dos Montes, São Miguel do Tapuio e Assunção.

Somando as etapas anteriores, a caravana já soma 46 municípios do Piauí percorridos. A meta é andar em todo o estado levando a denúncia da prisão política de Lula, ouvindo os moradores e reforçando a luta por justiça e democracia.

Participam de cada etapa da caravana parlamentares e militantes do movimento popular e sindical que em cada cidade recebem a adesão de prefeitos, estudantes, trabalhadores, comerciantes e artistas populares.