Escrito por: Walber Pinto, com informações da CUT-ES
Congresso com a participação de 180 delegados e delegadas dos principais segmentos e ramos elegeu servidora pública municipal, para comandar a CUT/ES
Os delegados e as delegadas do 14º Congresso Estadual da CUT / Espírito Santo elegeram a direção que irá comandar a Central de 2019 a 2023. Em chapa única, a servidora pública, Clemilde Cortes Pereira, foi eleita presidenta da entidade.
A nova direção contempla os principais segmentos e ramos de atividade da classe trabalhadora. A vice-presidência ficará a cargo de Josinete Mara da Fonseca, a Secretaria- geral com Jasseir Alvez Fernandes e a Secretaria de Finanças com Nildo Antônio Leite.
Durante os dois dias de Congresso, realizado de 25 a 26 de outubro, os 180 delegados debateram temas relacionados à conjuntura econômica, política, social e ambiental, além de deliberar o plano de lutas para o próximo período.
“Sei o tamanho do desafio que temos pela frente. O nosso congresso apontou isso muito bem nos nossos debates e estamos aqui para fazer essa luta com muita disposição”, afirmou Clemilde em seu primeiro discurso.
Ela destacou que o 14º CECUT marca um momento de resistência e de conquista do movimento sindical, e dedicou ainda o seu mandado a todas as “mulheres que lutam por uma vida melhor, sem machismo e violência”.
“Assumo a CUT-ES com o olhar ativo para os desafios que se apontam. Não somente para fazer a luta pelas mulheres, mas representar todos os trabalhadores e trabalhadoras desse estado".
Roda de conversa das mulheres
No dia 25, primeiro dia de atividade do 14º CECUT, uma roda de conversa “Quem somos, onde estamos e o que queremos no movimento sindical?” com mulheres sindicalistas tratou da opressão e da desigualdade de gênero na sociedade.
A ex-presidenta da CUT-ES, Erineusa Maria, destacou em sua fala que as mulheres são as mais escolarizadas, mas são as que recebem menos. “No caso das mulheres negras, essa situação se agrava, já que ocupam os lugares sem destaque e são as menos remuneradas no mercado de trabalho”.
Noêmia Simonasse, também ex-presidenta da CUT Espírito Santo, ressaltou o papel da mulher na política e da participação no movimento sindical e popular.
Já a advogada Josandra Rupf destacou a importância da militância do debate da “violência contra a mulher, do machismo e da necessidade de se manter sempre em vigilância”.
Seminário Sindical
Na abertura do 14º CECUT, o sindicalista José Lopes Feijóo, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, falou do momento difícil que o país atravessa com Jair Bolsonaro. Ele fez uma análise ainda sobre os ataques ao movimento sindical e os trabalhadores que estão sendo feitos pelo governo de extrema direita.
Confira a nova executiva da CUT-ES:
Clemilde Cortes Pereira
Josinete Mara da Fonseca
Jasseir Alvez Fernandes
Nildo Antônio Leite de Mendoça
Paulo Cezar Loureiro de Araújo
Paulo Cezar Borba Peres
Thiago de Oliveira Rocha
Elbia Miguel Alves
Rutilene Rodrigues Nicolau
Aguiberto Oliveira de Lima
Taiza Bruna Assunção Medeiros
Adriano Albertino da Vitória
Walter Bernado Ribeiro
Maria Rita de Boni
Patrícia Jesus Silva Gonçalves
Elci Lobão Medeiro
Fischer Marcelo Moreira dos Santos
Amarildo Siqueira Monteiro de Oliveira
Noêmia Simonassi
Ercília Saturnino
Dorzília Vaz de Moraes Soares
Eloiza Beatriz do Rozario de Abreu
Maria da Penha Barreto Gomes
Geiza Pinheiro Quaresma
Jerusa Maria Gujanwski
Aurea Rios Santos
Maria da Conceição Pereira
Menderson Rezende de Moura
João Rafael Scardua
Messias Moreira Brum
Maísa de Oliveira do Nascimento
Gilberto Jesuino de Oliveira
Joel Guilherme Costa
Miguel Ferreira Leite
Júlio Cesar de Souza
Miguel Antônio Madeira da Silva Araújo