• Kwai
MENU

Direção mundial da ICEM é reeleita em...

Publicado: 02 Dezembro, 2011 - 15h35

Escrito por: CNQ/CUT

Entre os dias 22 e 26 de novembro, aconteceu o V Congresso da ICEM – Todas y Todos. Os principais temas debatidos foram a conjuntura econômica e política mundial e o estatuto que guiará a construção da fusão das federações internacionais: ICEM, FITIM (Metalúrgicos) e FITTVC (Têxtil).

 

No dia 22, se realizou um encontro de mulheres da América Latina e no dia 23 um encontro mundial sobre terceirização. A partir do dia 24, iniciou-se a programação regular do evento.

 

O Congresso contou com a presença ICEM de 800 delegados de mais de 200 sindicatos de diferentes países. Devido à instabilidade em vários países no Oriente Médio / Norte da África, o Congresso adiou a eleição dos representantes da Região. Acredita-se que a representação legal do Oriente Médio / Norte da África Conferência Regional sobre o conjunto a ser realizada em março de 2012. 

 

No segundo dia do Congresso, os delegados traçaram um Plano de Ação para o futuro, que foca no intenso ativismo sindical que tem caracterizado a ICEM. Também discutiu-se a fusão, já que a ICEM se integrará no próximo ano, entre 18 e 20 de junho de 2012, em Copenhague, no Congresso de fundação da nova federação mundial industrial.

 

 Neste dia também realizada uma mesa de diálogo social com a presença de representates do movimento sindical e das empresas Repsol e BASF, onde se debateu a importância das redes de trabalhadores para o avanço das relações sindicais entre empregadores e trabalhadores.

 

 No evento, integrante da delegação brasileira e representante da rede de Trabalhadores da empresa Braskem, denunciou desmandos, abusos e ações antissindicais que vem ocorrendo na empresa Braskem.

 

 Em 25 de novembro,  foram reeleitos por aclamação Senzeni Zokwana, como presidente e Manfred Warda, como secretário-geral da Federação Internacional de Química, Minas, Energia e Geral dos Trabalhadores (ICEM). Sérgio Novais, da CNQ, foi reeleito vice-presidente da ICEM para a América Latina.

 

O Congresso terminou com debates e várias resoluções, a saber: promover o trabalho da ICEM no Oriente Médio e Norte da África, especialmente com os sindicatos no Iraque e na Palestina; uma resposta ativa à crise financeira e apoio a idéia de um Imposto sobre Operações Financeiras; direitos sindicais na Colômbia e políticas repressivas dos governos da Hungria e outros países europeus.

 

Merece destaque também a participação da juventude no congresso. Organizada em um Grupo de Trabalho, composto por jovens da SNQ, CNQ e outras representações sindicais, a juventude formulou propostas de políticas voltadas para os jovens trabalhadores e trabalhadores, buscando uma maior participação da juventude na fusão das centrais. 

 

 Fruto do trabalho realizado pela ICEM no último mandato, será assinado no proximo dia 30/11 um acordo global com a empresa Petrobrás no Rio de Janeiro, participarão deste evento o secretario geral da ICEM Manfred Warda e o vice-presidente da ICEM para America Latina e Caribe Sergio Novais.