Escrito por: Hadassa Nunes, da CUT-ES

Eleição com chapa única define nova direção da CUT-ES

O evento também comemorou o aniversário de 32 da Central Única dos Trabalhadores

CUT-ES

A programação do segundo dia do 13° CECUT-ES foi de grandes decisões e comemorações.  Inicialmente, na parte da manhã, tivemos como convidado o Secretário Nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso, que foi expositor da mesa sobre Organização e Estratégia Sindical e apontou as principais características da nova articulação sindical. Na parte da tarde, os delegados foram divididos em quatro grupos que apresentaram suas propostas em plenária, essa que foi finalizada com a eleição da nova diretoria da CUT-ES. A confraternização da nova posse também celebrou os 32 anos da Central.

Durante a mesa de Organização e Estratégia Sindical, Jacy Afonso abordou diversos temas para a nova articulação sindical. Dentre eles o secretário apontou novas alternativas socialistas, características da articulação de esquerda e a Democracia Socialista (CSD). Ele ainda ressaltou a atenção dos sindicatos usando o termo “normose” para definir a fase de normalidade vivenciada dentro do movimento. “O movimento sindical precisa se reinventar”, explicou o secratário.

Nos trabalhos em grupo da tarde, formados por delegados e secretários, foram divididos em quatro grupos com o tema “Educação, Trabalho e Democracia”, tema chave do 12° CONCUT e CECUTs. As equipes foram dividas da seguinte forma: Agenda, Planos de lutas e estatuto;  Estratégia e Balanço e Políticas Permanentes; Democratização da Comunicação; e por último Reforma Política e Reforma Agrária. Após se reunirem e discutirem os cadernos de textos, as equipes levaram novas pautas para serem apresentadas e votadas em plenária.

Sequencialmente houve a apresentação e defesa das chapas inscritas, que foram votadas também na plenária. Definindo assim a nova direção da CUT-ES, do Conselho Fiscal e suplentes, com mandato de 2015 ao ano de 2019. Dentre ele o destaque para o novo Presidente da CUT-ES, Jasseir Alves e a Vice-Presidenta Noêmia Simonassi. A posse da nova direção foi celebrada com um jantar e música ao vivo. O evento também comemorou o aniversário de 32 da Central Única dos Trabalhadores.