Em 2022, a maioria dos feriados cai no meio da semana; Brasil terá 4 feriadões
No primeiro semestre do ano que vem tem três feriadões: Carnaval, Tiradentes e Corpus Christi. Já no segundo semestre, a única data que vai dar para emendar é o 15 de novembro, dia da Proclamação da República
Publicado: 03 Dezembro, 2021 - 12h52 | Última modificação: 03 Dezembro, 2021 - 13h36
Escrito por: Marize Muniz | Editado por: Rosely Rocha
Para os trabalhadores e trabalhadoras o termo "emendar feriado", quando a empresa decide liberar seus empregados entre o feriado e o fim de semana, é sinônimo de descanso prolongado, mais lazer e mais tempo com a família.
Mas, 2022 está chegando com pouquíssimas datas onde os feriados podem ser prolongado, o que garante um dia de folga a mais, em geral compensado com horas extras trabalhadas durante a semana ou até mesmo em um sábado.
No primeiro semestre do ano que vem tem três feriadões garantidos, o do Carnaval, o de Tiradentes e Corpus Christi. Já no segundo semestre, a única data que vai dar para emendar é o 15 de novembro, dia da Proclamação da República, uma terça-feira.
E todos vão começar sentir a falta que os feriadões farão já em 1º de janeiro, dia de confraternização universal, primeiro feriado nacional de 2022, que cai em um sábado.
Depois vem o Carnaval. Oficialmente, é feriado apenas em 1º de março, mas, na prática, o Carnaval brasileiro começa na sexta-feira, que no ano que vem será no dia 25 de fevereiro.
No mês seguinte, tem os feriados da Sexta-Feira da Paixão, dia 15 de abril; e o de Tiradentes, no dia 21, que cai numa quinta-feira e, esta será a segunda chance do ano para muitos esticarem a folga por quatro dias.
O Dia Trabalhador, 1º de maio, será num domingo.
Em junho, o Corpus Christi, no dia 16, cai numa quinta-feira, é a terceira possibilidade de emendar o feriado no ano que vem.
O Dia da Independência, 7 de setembro, será numa quarta-feira.
O Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, também cai em uma quarta-feira.
O dia de finados, em 2 de novembro, é outro que será numa quarta-feira. Mas, neste mês tem outro feriadão, 15 de novembro, dia Proclamação da República, numa terça-feira.
Já o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra em centenas de cidades do país, será celebrado num domingo. A data só é feriado em estados e municípios que regulamentaram a lei federal.
Em dezembro, o Natal (25), também cai em um domingo.
Feriados municipais
Se derem sorte, os cariocas poderão ganhar um belo feriadão, dependendo da empresa, já que o feriado municipal que comemora o Dia de São Sebastião, 20 de janeiro, é numa quinta-feira.
Já os paulistanos terão no dia 25, um feriado municipal que pode ser prolongado, que é o aniversário da cidade de São Paulo, que cai em uma terça-feira.