Escrito por: Redação CUT

Em colapso e com nova variante, Amazonas tem 2 mil mortes por milhão de habitantes

A nova cepa do novo coronavírus e o colapso no sistema de saúde explicam a piora da pandemia no Amazonas, de acordo com pesquisadores

Prefeitura de Uberaba

Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), provocada por uma nova e agressiva cepa do vírus, o estado do Amazonas chegou a 2 mil mortes por milhão de habitantes, de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (2).

De acordo com o levantamento do site Poder360, depois do Amazonas, o coronavírus é mais letal no Rio de Janeiro do que na Eslovênia, e o Distrito Federal apresenta um quadro mais grave que a Itália.  Confira a arte feita pela Porder360.

A rapidez da transmissão e o agravamento do quadro de saúde dos pacientes superlotou a rede de saúde e o Amazonas passou a enfrentar o drama da falta de oxigênio, com muitas pessoas morrendo por falta de ar.

A mutação do novo coronavírus encontrada no estado é mais infecciosa e resistente à imunidade que o vírus original e já preocupa autoridades de todo o país, pois a crise hospitalar fez com que pacientes manauaras fossem transferidos para outros estados. Especialistas alertaram sobre o risco da nova cepa da doença se espalhar pelo país.

Pacientes de Manaus transferidos para outros estados

Nesta quarta-feira (3), 17 pacientes com Covid-19 de Manaus foram transferidos nesta madrugada ao Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio. Eles chegaram por volta das 3h40 e vão ficar isolados em um andar da unidade.

Dos cinco pacientes de Manaus (AM) que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional José Alencar (HRJA) em Uberaba, três continuam em estado grave, segundo boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (3).

O quarto continua na UTI, porém, estável, e o quinto paciente foi transferido para a enfermaria com quadro significativo de melhora.

Vários pacientes foram transferidos inicialmente para o Piauí e o Maranhão, alguns já voltaram para casa.

Manaus dá início à vacinação em idosos nesta quarta

A vacinação contra Covid-19 em idosos acamados em Manaus começou nesta quarta-feira (3). As equipes de imunização vão até as casas dos idosos com mais de 70 anos de idade nesta condição, em todas as zonas da capital.

Sete números de telefones foram colocados à disposição para atualização ou novos cadastros para vacinação. A prefeitura ressaltou que não são feitos agendamentos, pois os distritos que fazem o contato para informar o dia em que irão receber a vacina.

Mais de 63 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 no Amazonas

Os números para cadastro são:

0800-280-8-280

(92) 98842-1542

(92) 98842-1449

(92) 98842-7274

(92) 98855-2248

(92) 98855-2185

(92) 99962-4887