Em debate na Argentina, CUT escancara retrocessos trabalhistas no Brasil

Jornada organizada por oposição a Macri aponta riscos de medida brasileira naquele país

Escrito por: Luiz Carvalho • Publicado em: 11/09/2017 - 17:33 • Última modificação: 11/09/2017 - 18:29 Escrito por: Luiz Carvalho Publicado em: 11/09/2017 - 17:33 Última modificação: 11/09/2017 - 18:29

Sindicato dos Bancários da Argentina Graça Costa (à direita, embaixo) representou a CUT em debate no parlamento argentino

Título: Em debate na Argentina, CUT escancara retrocessos trabalhistas no Brasil, Conteúdo: A Câmara dos Deputados da Argentina promoveu no dia 7 de setembro a “Jornada – Trabalho na América Latina – Diagnóstico e Perspectivas após 100 anos da Constituição do México de 1917”, que contou com a presença da CUT e de representantes de dirigentes sindicais de Uruguai e Cuba. Representante da Central no encontro organizado pelo bloco de oposição ao governo Maurício Macri, a secretária de Relações do Trabalho, Maria das Graças Costas, apontou os retrocessos que a reforma proposta pelo ilegítimo Michel Temer (PMDB) traz para o país. A preocupação com o avanço da medida por aqui causa preocupação na Argentina, onde ataques semelhantes aos direitos trabalhistas começam a ser discutidos. “Mostramos os principais absurdos que esse pacote traz, como a terceirização sem limites, o ataque à justiça do trabalho e à organização sindical. Essa nova roupagem de piora na qualidade do emprego que sempre vem acompanhada com a desculpa de geração de novos postos de trabalho”, explicou. Segundo Graça, no encontro ficou claro que a onda neoliberal se espalha por todo o continente latino americano, mas nenhuma medida tão radical quanto a Reforma Trabalhista foi implementada em qualquer país. “O maior ataque de todos é o aplicado por aqui. A Argentina tem ameaças, mas mantém uma legislação mais protetiva. O Uruguai é um dos países mais respeitosos, especialmente na questão da liberdade sindical e do trabalho decente”, define. Segundo ela, a ideia agora é dar continuidade à jornada, primeiro, com a produção de um conteúdo baseado no seminário e, posteriormente, com debates em toda a América Latina. Além de dirigentes sindicais, o seminário contou com juízes, advogados, professores de Direito e parlamentares.