• Kwai
MENU

Em Pindamonhangaba, trabalhadores na Gerdau...

Publicado: 05 Dezembro, 2011 - 12h57

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba

Os trabalhadores da Gerdau realizou na última semana, um protesto contra a falta de segurança na empresa, em função de mais um grave acidente ter ocorrido na usina.

 

Na segunda, um acidente ocorreu no setor de fundição de cilindros – FEP. Um suporte de ferro, onde ficam as correntes da ponte rolante, que não estava chumbado no chão mesmo pesando cerca de 400 kg, não suportou o balanço das correntes e caiu sobre um funcionário. Ele sofreu fratura exposta no fêmur e fraturou o tornozelo.

 

Desde março, esse já é o quinto grave acidente ou incidente que poderia ter custado a vida de trabalhadores, ou seja, ocorre em média mais de um por bimestre.

 

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Romeu Martins, voltou a criticar a falta de uma ação efetiva da empresa em segurança preventiva.

 

“Depois que o acidente na FEP aconteceu, a direção da empresa começou a fazer uma varredura em todas as áreas para chumbar tudo o que fosse possível. Se a direção da Gerdau de Pinda pensasse ao menos um pouco em prevenir ao invés de remediar, a história seria outra”, ressaltou.

 

O sindicato também cobra que a Gerdau respeite a regulamentação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e permita que um membro do sindicato participe de suas reuniões.

 
Antissindical

No período da manhã, a direção da empresa não permitiu que o sindicato entrasse no pátio de baldeação da fábrica para falar aos funcionários sobre o acidente, o que provocou um congestionamento desnecessário na rodovia estadual Luiz Dumont Villares.


Os trabalhadores ficaram cerca de uma hora na portaria da fábrica em protesto à falta de segurança na empresa.

 

No período da tarde, o sindicato realizou um comboio com os ônibus para garantir que os trabalhadores pudessem ouvir o sindicato e receber o informativo.