Em SP, sindicatos realizam assembleias de mobilização da Campanha Salarial 2024

Ação aconteceu em diversas cidades com entidades sindicais filiadas à FEM-CUT/SP nesta quarta-feira (3)

Publicado: 04 Julho, 2024 - 10h26 | Última modificação: 04 Julho, 2024 - 15h19

Escrito por: FEM-CUT/SP

FEM-CUT/SP

Os sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUT/SP) realizaram uma série de assembleias nesta quarta-feira (3), como parte da mobilização da Campanha Salarial 2024. Os atos aconteceram em fábricas da base do ABC, Bauru, Cajamar, Matão, Pindamonhangaba, São Carlos e Taubaté.

A ação foi deliberada em reunião realizada pela diretoria da entidade na quinta-feira passada. A FEM-CUT/SP já entregou a pauta de reivindicações, aprovada pela categoria, para todas as bancadas patronais e iniciou as reuniões para negociar as demandas dos metalúrgicos.

O presidente da FEM-CUT/SP, Erick Silva, saudou os sindicatos pela ação realizada nesta quarta-feira e destacou a importância da mobilização. “A Campanha Salarial acontece nas mesas de negociações com os empresários e também na base, com a união e mobilização de cada trabalhador, cada trabalhadora. É a categoria que nos dá força para cobrar das bancadas patronais o que é direito dos metalúrgicos, o que é preciso para valorizar a companheirada”, diz ele.

O sindicalista completa que, mais uma vez, o sucesso da Campanha Salarial depende de todos. “Temos certeza de que com a confiança e unidade da companheira vamos chegar a acordos que contemplem as nossas reivindicações”, afirma Erick.

As assembleias de mobilização foram concentradas em empresas representadas pelo G2, grupo patronal que tem histórico de ser mais intransigente nas negociações, como explica Claudião Batista, vice-presidente da FEM-CUT/SP.

“Conforme deliberado pela FEM, começamos nossa mobilização nas empresas do Grupo 2. Estamos buscando a reposição do INPC, aumento real, além da redução de jornada e renovação das cláusulas sociais das Convenções Coletivas de Trabalho. É importante a mobilização de todos os trabalhadores e, com certeza, galgaremos à vitória nesta Campanha Salarial”.

Data-base

O secretário-geral da FEM-CUT/SP, Max Pinho, lembra que a luta da entidade é assinar as Convenções Coletivas no início de setembro, mês da data-base.

“As negociações precisam avançar para que a categoria receba os seus direitos o quanto antes. Por isso, vamos firmes para as mesas de negociações cobrar as reivindicações dos metalúrgicos e buscar a valorização salarial e também dos direitos. Com o apoio dos companheiros e companheiras temos tudo para fazer dessa Campanha Salarial um sucesso”.

Desde setembro de 2023, os metalúrgicos tiveram 3,33% de perdas salariais com a inflação. Os dados são do Dieese de acordo com resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de maio de 2024.

Este ano, a Campanha Salarial tem como slogan “Unidade e Luta – Vamos Conquistar a Nossa Parte”. Já os principais eixos que serão negociados com as bancadas patronais são: 1. Valorização das Convenções Coletivas; 2. Reposição da Inflação; 3. Aumento Real; 4. Redução da Jornada de Trabalho Sem Redução de Salário; e 5. Redução dos Juros.