Escrito por: Redação CUT
Área do Polo Automotivo de Camaçari (BA), em que estava instalada antiga fábrica da Ford, vai abrigar a chinesa BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo. Previsão é a criar 1.200 empregos
Os baianos terão parte de seus empregos perdidos durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), de volta, quando a Ford no Brasil anunciou o fechamento de suas fábricas no país, em 2021, e a Bahia perdeu mais de 4 mil vagas de trabalho. Agora com vinda da chinesa BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, para assumir o Polo Automotivo de Camaçari (BA), deverão ser oferecidos, a princípio, 1200 vagas de empregos.
Após acordo com o governo da Bahia que, para viabilizar o empreendimento, incluiu a concessão de incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, a empresa promoverá o treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no processo fabril.
A BYD também deverá priorizar a contratação de empresas estabelecidas na Bahia para a realização das obras civis, contratação dos serviços e aquisição dos insumos necessários à implantação e operação do empreendimento, priorizando fornecedores locais e obrigando-se a disponibilizar a lista completa dos serviços a contratar e dos insumos a adquirir, o que contribuirá para o adensamento da cadeia produtiva dentro do estado.
Produção começa em 2024
Para fechar o negócio com a empresa norte-americana, dona do local, uma comitiva chinesa chegará ao Brasil para estudar o modelo de negócio, confirmar o número de produtos, a fábrica de automóveis, ônibus e caminhões e analisar o início da produção para 2024. A pedra fundamental da nova fábrica deve ser lançada em um mês.
De acordo com o primeiro cronograma, todas as unidades começarão a ser implantadas no próximo semestre. Duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início de operação em outubro. A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025 - dado que precisa de validação do time chinês.
A previsão é produzir 30 mil veículos, podendo chegar à capacidade produtiva de 150 mil unidades ano, para o mercado interno e externo, segundo o UOL Carros. Para isso a BYD investirá cerca de R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas na Bahia, durante o período de implantação.
Também será implantada uma fábrica de chassis para produção de ônibus e caminhões elétricos, sendo que a produção dos primeiros será para abastecer o mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A produção de veículos de passeio elétricos e híbridos compreende a terceira fase do acordo. O protocolo prevê ainda que a BYD também analisará a viabilidade da importação de veículos usando porto de Salvador.
Implantação de indústria química
Além da produção de veículos de passeio elétricos e híbridos, chassis de ônibus e caminhões elétricos, a empresa passará a processar lítio e ferro fosfato - de acordo com o protocolo de intenções assinado entre a BYD do Brasil, subsidiária da empresa chinesa no país, e o Estado da Bahia.
Esta unidade utilizará como insumos o lítio extraído no Brasil e a produção desta planta será exportada para a China.