Encontro da CUT debateu a inserção da juventude nos espaços políticos

Mundo do trabalho, direitos, educação, cultura e racismo foram alguns dos temas abordados em debates e grupos de trabalho durante o Encontro da Juventude do Nordeste da CUT

Publicado: 24 Maio, 2023 - 11h35 | Última modificação: 25 Maio, 2023 - 11h18

Escrito por: Concita Alves ( CUT-RN)

Reprodução

Dialogar com as juventudes para além do mero cumprimento de cotas, e na perspectiva de alcançar um dos eixos centrais no debate que possibilite a  ampliação da participação  nos espaços de representação sindical, é uma das principais tarefas da CUT para o próximo período. O momento exige um pacto geracional sério, pontual e respeitoso, com a inadiável discussão da ocupação dos espaços pela juventude.

A Secretaria Nacional de Juventude da CUT realizou juntamente com as CUT's estaduais, e com o apoio da Escola Nordeste de Formação Marize Paiva, o Encontro da Juventude da Região Nordeste, nos dias 20 e 21 de Maio, em Recife (PE). A atividade visou fortalecer e incentivar a participação da Juventude nos Congressos Estaduais da CUT, em cada estado, e nos espaços políticos da sociedade.

Em pauta: a conjuntura política atual, a juventude e concepção de classe, os 40 anos da CUT, cultura, educação, agricultura familiar, racismo, empreendedorismo, além de apresentação de um mapeamento prévio com estratégias de monitoramento para potenciais sindicatos que participam do próximo congresso. O encontro contou com expressiva participação das juventudes de todos os estados. Cerca de 60 pessoas de diversos ramos e categorias de trabalhadores e trabalhadoras participaram durante dois dias, de amplos debates e Grupos de Trabalho, com representantes da CUT Nacional, Pernambuco, Paraíba e Escola Nordeste.

A secretária de Juventude da CUT Nacional Cristiana Paiva, destacou que a região Nordeste tem o maior número de pessoas e entidades nos encontros da juventude Cutista, o que é um exemplo da ser seguido para aumentar a participação dos jovens no movimento sindical.

“A gente tem muita perspectiva de aumentar o número de jovens na base nosso sindicatos, federações e confederações e, principalmente a nossa Central . Então, é importante essa participação em todas as regionais, para o fortalecimento e formação dessa juventude para que possamos ter no futuro, um movimento sindical fortalecido, porque os desafios são enormes. A cada dia que se passa a gente vê que a nossa juventude precisa cada vez mais de atenção de nossas lideranças sindicais, dos movimentos populares, e tudo isso a gente quer trazer para dentro desses encontros”, destacou.

“Nossa proposta é a reorganização de uma nova relação entre sindicatos, a própria Central e a juventude para enfrentar os desafios da realidade e da conjuntura social diversa daquela do início da CUT”, complementou.

A geração que hoje dirige os sindicatos é a mesma de sua fundação, e para se preparar para esse processo de transição, a  CUT que celebra 40 anos de luta em 2023,  deve acompanhar o processo de mobilização que produzido  nos últimos quatro anos. Porém, a tarefa de médio prazo é pensar nos próximos 10 anos como período para a estabilização do processo de transição.

“O processo de inserção das juventudes não pode está restrito à participação na composição em estruturas a elas destinadas. Esses momentos são de significativa importância para fortalecer a participação da juventude e para a troca de informações entre nossos companheiros e companheiras de diversos sindicatos e ramos que constroem a luta sindical. Além de proporcionar o debate para pautarmos aquilo que a juventude cutista, a juventude da classe trabalhadora pensa e quer que esteja inserido na pauta central da  CUT no próximo período”, avalia o professor Ekeoma Santos, Secretário Estadual de Juventude da CUT-RN.

No encontro, também foi elaborado um calendário de lutas e ações estratégicas das secretárias de juventude para 2023.O Seminário foi organizado pela Secretaria Nacional de Juventude e teve o apoio da Escola Sindical da CUT no Nordeste Marize Paiva de Morais e das Secretarias Estaduais de Juventude e Formação do Ceará, Piauí e Maranhão.

Evanilson Leite, secretário de Juventude da CUT-PE, anfitriã do encontro, assinalou o privilégio em fazer parte da vida ativa da luta da classe trabalhadora em momentos estratégicos. “Além de fortalecer a pauta da Juventude Trabalhadora, fazer ainda parte da história dos 40 anos da fundação da CUT, que ao longo dos anos repercute e impulsiona nossas atividades em níveis estadual e nacional”, pontuou.

O encontro teve financiamento do projeto CUT junto com a DGB Central Sindical Alemã que financia projetos no Brasil, em parceria com a CUT Nacional e aconteceu no Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindicato do SINDPREVS.

Com informações da CUT-PE