Escrito por: Érica Aragão

Encontro de Blogueiros e ativistas digitais começa sexta

Liberdade de expressão em tempos de exceção é tema de debate do encontro

Arte de divulgação

Na próxima sexta (9) São Paulo vai abrir a temporada do Encontro de Blogueiros.“Liberdade de expressão em tempos de exceção” é o tema do 3º Encontro Estadual de Blogueir@s e Ativistas Digitais que tem no seu horizonte rodar o Brasil.

Organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o encontro, que vai terminar no sábado (10), tem como principal objetivo reunir comunicadores, blogueiros, jornalistas e militantes do tema da comunicação para discutir a ditadura midiática instalada no país desde o golpe, que tirou do governo uma presidenta eleita democraticamente e sem qualquer prova que a criminalizasse.

A liberdade de expressão está sendo violentada diariamente desde então.

Demissão de jornalistas e radialistas comprometidos com a ética e a verdade dos fatos, a manipulação e seletividade informativa, a condenação e detenção de blogueiros e comunicadores comunitários e populares, o desmonte do sistema público de radiodifusão, entre outros, são fatos que comprovam que estamos vivendo um Estado de Exceção.

Além disso, este governo, que não foi eleito, tenta impor um projeto que não foi vitorioso nas urnas. Medidas como o congelamento de investimentos em saúde e educação, a terceirização ampliada para todas as atividades, as reformas Trabalhista e Previdenciária são propostas dos empresários e do mercado financeiro para gerar mais lucro, mas não é isso que o PIG (Partido da Imprensa Golpista) mostra. Por exemplo, na última greve geral no dia 28 de abril, em algumas grandes redações proibiram a palavra greve geral nos seus jornais tentando impedir que a mobilização da classe trabalhadora fosse noticiada.

Para o secretário Nacional de Comunicação da CUT, Roni Anderson Barbosa, os ativistas digitais, os blogueiros, a imprensa sindical e a mídia alternativa todos os dias tentam furar a bolha (do nós para nós mesmos) para explicar de fato para o povo brasileiro o que vem acontecendo nosso país. Para ele, a rede de comunicadores, jornalistas e blogueiros é importante e fundamental para a resistência da classe trabalhadora.

“A imprensa não só defende os empresários, como também SÃO donos de empresas. Os veículos de comunicação de rádio e TV são concessões públicas e os administradores têm lucro com anúncios nos canais de grande audiência, entre os anunciantes estão grandes empresas que ajuda a pagar o salários dos trabalhadores das emissoras.  A Globo e os demais empresas de comunicação jamais vão mostrar o lado do trabalhador, pelo contrário vão sempre condenar a luta e criminalizar a luta por direitos”, explicou.

Roni destaca que debater a comunicação alternativa em tempos de golpe é fundamental.

“A CUT tem em seu plano de luta a democratização da comunicação mesmo antes do golpe. Nós temos consciência de que não adianta mobilizar e parar o Brasil no próximo dia 30 contra a retirada de direitos e por diretas Já, por exemplo, e não termos a mídia alternativa nos dando visibilidade. A greve pode ser a maior da história, mas não será transmitida, se depender do PIG”, declarou.

A coordenadora do Barão de Itararé e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielli disse que o 3º Encontro de Blogueiros em SP é um momento de fortalecimento da mídia alternativa.“Precisamos debater maneiras de impedir que blogueiros, comunicadores e jornalistas sejam atacados por seus posicionamentos políticos. É um momento de reflexão, organização e resistência para enfrentar a luta política e em defesa da liberdade de expressão”, finalizou.

O 3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais de São Paulo terá oficinas para os mais variados gostos e será transmitido ao vivo pela TVT (tvt.org.br) e retransmitido pelo site do Barão de Itararé (baraodeitarare.org.br).

 

Serviço: