Escrito por: Redação CUT
Especial com participação e Fausto Augusto Jr responderá dúvidas e críticas enviadas por motoristas de aplicativos. Exibição começa às 19h45 desta quinta-feira pelos canais da TVT e redes sociais da CUT
A CUT e a TVT levam ao ar nesta quinta-feira (6), a partir das 19h45, um programa especial sobre o Projeto de Lei Complementar 12 de 2024, o PL dos Motoristas ou PL dos Aplicativos, como vem sendo chamado. Com a presença de Fausto Augusto Jr, que à época da elaboração do projeto era coordenador-técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o programa aborda pontos que têm sido alvo de fake news por parte de opositores ao projeto.
Com um bloco dedicado a esclarecer dúvidas, o programa ouve os próprios motoristas. Com o intuito de desmistificar o que tem sido dito, Fausto responde questões como “não quero pagar previdência, porque sou MEI e não preciso”, “as plataformas vão sair do Brasil”, “a corrida vai ficar mais cara”, “vou ter que pagar sindicato” e “vou ter que trabalhar oito horas por dia e não vou poder fazer meus horários e vou perder minha autonomia”, além de outras questões.
Durante o programa, Fausto explica também como se deu a evolução da atividade de motorista por aplicativo no país, que passou a se configurar como um tipo de relação de trabalho e, portanto, quais os motivos que levaram à elaboração do projeto e quais os dados utilizados para que o projeto fosse finalizado.
São trabalhadoras e trabalhadores completamente desprotegidos, sem direitos, por isso, diz Fausto, era necessária uma regulamentação para que tivessem um mínimo de garantias para desempenhar a função. Com dados técnicos, o programa ainda traça um panorama da atividade no Brasil, mostrando quantos são, quem são e como é a realidade desses trabalhadores.
Exibição
O programa vai ao ar às 19h45 pelos canais da TVT e da CUT:
TVT
Canal 44.1 na grande São Paulo (TV aberta)
Youtube: https://www.youtube.com/@redetvt
CUT:
Youtube: https://youtu.be/KSkhDfZvSkA