MENU

Estratégias contra as fake news serão debatidas em encontro da CUT nesta quarta (8)

Evento com organizadores das Brigadas Digitais e Comitês de Luta será on-line e terá a participação do Youtuber Thiago dos Reis que falará sobre engajamento nas redes sociais

Publicado: 07 Junho, 2022 - 16h00 | Última modificação: 07 Junho, 2022 - 16h09

Escrito por: Redação CUT

notice

Nesta quarta-feira (8), a CUT realiza mais um encontro que vai reunir os organizadores das Brigadas Digitais e dos Comitês de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora, pela Vida e Democracia. A Central criou esses dois instrumentos para dialogar com a população nas redes e nas ruas sobre o futuro do país, combater a disseminação de notícias falsas, as fake news, e defender a democracia.

No encontro desta quarta serão discutidas estratégias para reforçar ainda mais a atuação dos brigadistas e dos responsáveis pelos Comitês nesta luta pela reconstrução do Brasil.

O encontro será virtual, a partir das 9h da manhã e é voltado aos dirigentes sindicais e militantes que fazem parte do projeto.

A participação especial fica por conta do Youtuber Thiago dos Reis, cujo canal, que fala sobre política, tem mais de 145 mil seguidores. Thiago falará sobre estratégias de engajamento nas redes sociais e sobre sua atuação, como influenciador digital, no combate ao fascismo e na luta por democracia.

A contribuição de Thiago subsidiará os brigadistas digitais da CUT. “É um diálogo com os organizadores das Brigadas Digitais sobre o papel de cada um nessa estratégia e para ouvir um pouco do que eles têm a dizer sobre como têm atuado. A ideia é que possamos elaborar mais materiais a partir desse encontro e a partir do que vamos aprender com Thiago dos Reis”, diz Roni Barbosa, secretário de Comunicação da CUT.

Além disso, está sendo articulada para o dia 13 de junho uma grande mobilização em todo o país e o encontro também terá como foco a organização de ações neste dia.

Para participar, basta acessar o link enviado aos brigadistas pela Secretaria de Comunicação pelos canais da CUT. “É fundamental a participação de todos os brigadistas para que possamos espalhar a verdade e reconstruir o Brasil. Cada um de nós importa!”, pontua Roni Barbosa.

Brigadas Digitais da CUT

Lançando em março, o projeto é um instrumento de organização da sociedade e dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil, que, neste caso, atuam nas redes sociais para disseminar informação de qualidade – fatos reais – sobretudo via WhatsApp, sobre temas importantes e que se referem à vida cada cidadão.

O objetivo é fortalecer a democracia combatendo um dos piores males surgidos nos últimos tempos, as fake news, que distorcem fatos, espalham mentiras, ódio e intolerância e que podem destruir democracias, levando o extremismo de direita ao poder.

Comitês

Os Comitês de Luta também fazem parte da estratégia de luta em defesa da democracia e pela reconstrução do Brasil. Organizados nos mais diversos espaços como sindicatos, escolas, associações, comunidades, etc., os Comitês de Luta tem a função de dialogar com a população sobre a difícil realidade vivida pela grande maioria dos brasileiros – uma realidade de desemprego ou emprego precarizado, sem direitos, baixa renda, inflação e sobre uma triste realidade que o Brasil voltou a viver, a da fome que atinge cerca de 20 milhões de brasileiros. E tudo isso, por causa da péssima condução das políticas econômica e social do governo de Jair Bolsonaro (PL), que não tem compromisso com a vida dos brasileiros e sim com o extremismo e a violência, características principais de sua gestão.

Além do diálogo, os Comitês também têm o importante papel de solidariedade, arrecadando e distribuindo mantimentos e alimentos aos que mais precisam neste momento crítico do país.

Os Comitês organizados podem ser cadastrados pelo site comitesdeluta.cut.org.br. “É uma etapa muito importante do processo organizativo, pois a partir do cadastro, o Comitê passa a fazer parte de uma rede nacional de mobilização e ação em defesa da vida da classe trabalhadora e da democracia”, diz o secretário de Comunicação da CUT.