• Kwai
MENU

Evo participa de vôo inaugural da nova...

Publicado: 31 Março, 2009 - 16h06

Escrito por: Hora do Povo

O presidente da Bolívia, Evo Morales, participou, no último dia 29, do vôo inaugural da nova estatal Boliviana de Aviação (BoA). O avião da companhia decolou de Cocha-bamba e pousou em La Paz.

A BOA foi fundada depois que a má gestão por sucessivos governos deixou a estatal do setor, a LAB (Lloyd Aéreo Boliviano), fundada em 1925 e estatizada em 1941, sucateada e sem condições de operação financeira ou técnica. A LAB teve seus vôos suspensos em 2007 pelo atual governo para abrir passo para a nova estatal, mas não foi fechada. Ela passou a atuar como prestadora de serviços de manutenção de aviões.

A empresa estatal boliviana inicia as suas atividades em rotas internas nas três principais cidades do país: La Paz, Cochabamba e Santa Cruz. Segundo o governo boliviano, novas linhas serão inauguradas posteriormente.

Com o intuito de estimular os bolivianos a utilizar o serviço de transporte aéreo, a BOA terá tarifas 10% mais baixas que as concorrentes.

Respondendo às críticas de representantes das companhias aéreas que atuam no país, o presidente boliviano ressaltou que é "totalmente constitucional que as empresas privadas tenham suas linhas aéreas, mas, também o é que o Estado as tenha".

O líder boliviano pediu aos administradores da estatal, pontualidade, eficiência e que ela se constitua na melhor empresa para integrar a Bolívia.