Ex-ministra participa de roda de conversa com metalúrgicas
Golpe, desmonte de direitos e feminismo foram alguns dos temas debatidos no encontro
Publicado: 13 Julho, 2017 - 16h56 | Última modificação: 13 Julho, 2017 - 17h04
Escrito por: Marina Selerges/ Imprensa - FEM-CUT/SP
O Coletivo de Mulheres da FEM-CUT/SP realizou na manhã desta quarta-feira, 12, a Roda de Conversa “Os impactos da crise na vida das mulheres” com a participação da ex-ministra da Secretária de Política para Mulheres, Eleonora Menicucci. Além de trabalhadoras metalúrgicas, companheiras de diversos categorias e movimentos participaram da atividade.
A ex-ministra fez uma análise de conjuntura e conversou com as participantes sobre os impactos das medidas do governo ilegítimo na vida das mulheres. “A reforma trabalhista que foi aprovada na última terça-feira será avassaladora com a vida das mulheres. A jornada intermitente, por exemplo, afeta todos os trabalhadores, mas, e as mulheres que tem dupla ou até tripla jornada de trabalho? ” Questionou Eleonora.
Com contribuição das participantes, diversos outros temas foram conversados. Além das reformas que estão na agenda do governo, pautas já aprovadas também foram debatidas, como o caso da PEC do Teto, que congela investimentos em diversas áreas como saúde e educação, e que igualmente prejudicam a vida das mulheres.
Segundo Andrea Sousa, secretária de Mulheres da FEM-CUT/SP, o objetivo da atividade é informar e formar as mulheres para enfrentar a conjuntura atual. “A gente sabe que a situação não é favorável para a classe trabalhadora, cada dia um ataque diferente, ainda assim, precisamos aprofundar nossos conhecimentos sobre cada ataque para fazer um debate de qualidade com a categoria em todas as fábricas”.
Passado
Eleonora Menicucci começou a roda de conversa relembrando a sua ligação com a CUT, que começou quando assessorava a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras, que daria origem a Secretária da Mulher Trabalhadora. Naquela época, debatia temas como paridade, legalização do aborto, entre outros temas.