MENU

Ex-presidente da Petrobras lucra com campos de petróleo que ajudou a vender

Roberto Castello Branco preside o conselho da 3R Petroleum, que registrou receita no terceiro trimestre deste ano de R$ 502 milhões

Publicado: 22 Novembro, 2022 - 10h09 | Última modificação: 22 Novembro, 2022 - 10h14

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
notice

 

A 3R Petroleum registrou receita no terceiro trimestre de 2022 de R$ 502 milhões, um aumento de 161% em relação ao mesmo período de 2021 e de 1.364% comparado ao trimestre anterior, segundo o último balanço divulgado, segundo reportagem do The Intercept Brasil, que mostra quem lucrou com a privatização de campos de petróleo da Petrobras.

Entre os acionistas que lucraram com o crescimento da receita da 3R está Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras de janeiro de 2019 até 12 de abril de 2021, que vendeu 37 campos de petróleo durante sua gestão na petroleira brasileira. Atualmente, Castello Branco é presidente do Conselho de Administração da 3R. 

Leia mais: Os negócios absurdos da gestão de Castelo Branco na Petrobras

Na cúpula da 3R Petroleum tem outros ex-diretores da Petrobras que atuam exclusivamente nos campos comprados da estatal. A empresa adota a prática de porta giratória, tirando executivos de uma ponta do processo e passando-os para o outro lado do balcão, em companhias privadas que compram justamente espólio da estatal da qual vieram.

A 3R Petroleum comprou nove polos de gás e petróleo da Petrobras durante o governo Jair Bolsonaro (PL) e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, defensor feroz da privatização. Guedes é ex-sócio e fundador do banco BTG Pactual, que detém 3,68% do capital social da 3R. O BTG ajudou a levantar os fundos para que a petrolífera pudesse fechar os negócios com a Petrobrás.