Exigimos respeito do Diario de Pernambuco à categoria dos jornalistas

Jornalistas foram demitidos sem receber salários atrasados e sem depósito do FGTS, entre outras irregularidades

Publicado: 20 Setembro, 2023 - 14h13 | Última modificação: 20 Setembro, 2023 - 14h50

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE

Reprodução

A CUT Pernambuco manifesta repúdio a prática antissindical do Diario de Pernambuco que na segunda-feira passada (18/09), demitiu profissionais com meses de salário atrasado e sem perspectiva de recebê-los. E a justificativa para as demissões é quase sempre a mesma: a crise financeira, possível consequência da evidente má gestão e desorganização administrativa.

Dos cinco demitidos, um deles, por exemplo, está com 17 salários em atraso, além de ter dezenas de meses do FGTS em aberto e ter a contribuição previdenciária descontada do salário durante anos e não depositada junto ao INSS.

Insatisfeita a gestão da empresa decidiu afastar da redação do Diário de Pernambuco, o presidente do Sinjope, Jailson da Paz, e o ex-presidente do Sindicato e eleito nas eleições da Fenaj como integrante da Comissão Nacional de Ética (CNE), Osnaldo Moraes. Entendemos que se trata de uma absurda tentativa de dificultar o acompanhamento e denúncias de abusos, como também das ilegalidades trabalhistas.

Os competentes jornalistas Jailson da Paz e Osnaldo Moraes, sofrem o autoritarismo descabido da empresa que fere a liberdade sindical prevista na Constituição Federal e na Constituição Estadual de Pernambuco e expressa na Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil por meio do Decreto 33.196/1953, e na Convenção 87, também da OIT.

Exigimos respeito do Diario de Pernambuco à categoria dos jornalistas. Expressamos solidariedade a cada profissional vítima dessas demissões e aos que continuam trabalhando na empresa.

Recife, 19 de setembro de 2023
Direção Estadual da CUT-PE