Explosão em tanque de solvente mata trabalhador na Megaquímica, em Mauá

Outro trabalhador ficou ferido, segundo dirigentes do Sindicato dos Químicos do ABC, que estiveram no local. Segundo um dirigente, os trabalhadores estavam fazendo a manutenção de um tanque de solventes

Publicado: 13 Abril, 2022 - 15h02 | Última modificação: 14 Abril, 2022 - 10h09

Escrito por: Sindicato dos Quimicos do ABC | Editado por: Marize Muniz

Reprodução

Uma explosão ocorrida na manhã desta quarta-feira (13), na empresa Megaquimica Embalagens Produtos Químicos, em Mauá, na região do ABC Paulista, matou um trabalhador e deixou outro com queimaduras.

Segundo diretores do Sindicato dos Químicos do ABC, que estiveram na Associação Condomínio Industrial Barão de Mauá (ACIBAM), onde a empresa está instalada, os trabalhadores estavam fazendo a manutenção de um tanque de solventes. Eles denunciam que a empresa não declarou que trabalhava com solventes inflamáveis.

“O acidente aconteceu por falta absoluta de segurança da empresa”, disse Joel Santana,  diretor do Sindicato que coordena a Regional de Santo André e a área do Polo Petroquímio de Mauá.

“Pior, a empresa legalmente trabalhava em recuperação de materiais plásticos e não declarou que trabalhava com solventes inflamáveis”, denunciou o dirigente.

Segundo Joel, o Sindicato dos Químicos do ABC solicitará fiscalização rigorosa do Ministério do Trabalho e do Ministério Público.

A direção do sindicato divulgou nota se solidarizando com a família da vítima e criticando o alto número de acidenres fatais em empresas do país.

“É um absurdo a perda de mais uma vida, pois no Brasil, nos últimos 10 anos, mais de 25 mil trabalhadores perderam a vida por acidentes no Brasil”, disse Joel.