“FalaCUT”, o Podcast da central, é o novo canal de comunicação para os trabalhadores
Toda quinta-feira, você poderá ouvir um podcast da CUT sobre os seus direitos. Será um bate-papo, com diálogos diretos e objetivos sobre temas do seu interesse, trabalhador e trabalhadora
Publicado: 25 Fevereiro, 2021 - 08h00 | Última modificação: 25 Fevereiro, 2021 - 08h49
Escrito por: Andre Accarini
A partir de agora, todas as quintas-feiras, temas de grande relevância para a classe trabalhadora serão abordados de forma leve e descomplicada em um novo canal de comunicação da CUT. É o “FalaCUT, o Podcast da Central Única dos Trabalhadores”, que ouvirá convidados especiais sobre diversos temas, como os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, economia, política, saúde, educação, comportamento e variedades.
O objetivo do FalaCUT é explicar o que está acontecendo em todas essas áreas, como medidas, leis e decretos afetam a vida e o trabalho, mas tudo do ponto de vista dos interesses do trabalhador e não do patrão.
“O formato de Podcast permite um bate-papo aberto, descontraído, para que o trabalhador se identifique com aquele tema e saiba como aquilo impacta em sua vida”, diz o secretário de Comunicação da CUT, Roni Barbosa. Ele reforça que a linguagem faz parte da linha editorial adotada pela central em suas outras mídias – as matérias escritas para o portal e o trabalho feito pelas redes sociais da CUT.
“Com o passar dos tempos a CUT se modernizou e estabeleceu um diálogo mais objetivo e eficiente com a sua base – os trabalhadores e as trabalhadoras -, falando a língua deles, aproximando mais o público alvo da central”, diz Roni.
O secretário afirma ainda que o formato de Podcast, para muitas pessoas, é um tipo de canal de comunicação essencial, e, como o rádio, pode chegar em qualquer lugar do Brasil, a pessoa pode ouvir na hora que puder e quando quiser - dentro do ônibus, na hora do almoço, na hora de dormir -, enfim, são inúmeras as oportunidades para se informar.
“As pessoas podem ouvir o podcast, de maneira confortável, quando estão se deslocando, no trabalho, na academia, onde quiserem, o que aumenta ainda mais o alcance e a voz da CUT ao seu público”, ele reforça.
O FalaCUT é mais uma produção em áudio, realizada pela central. Assim como o Jornal da CUT, distribuído de segunda a sexta para diversas rádios convencionais no país, a informação e o ponto de vista dos trabalhadores serão prioridade.
O primeiro ‘bate-papo’, já está disponível nas plataformas SoundCloud e Spotify, além do Portal da CUT em “Multimídia – Áudios”
Para esta primeira edição, o tema escolhido foi o lançamento da campanha "Não Deixem Vender o Brasil", realizada pela CUT em defesa das estatais brasileiras, que estão na mira das privatizações do governo Bolsonaro. Roni Barbosa fala sobre a campanha e sobre como a sociedade será impactada pela entrega do Brasil à iniciativa privada.
Ouça aqui: