Fãs e torcedores começam a se despedir de Pelé, o Rei do futebol

A despedida a Pelé, o jogador de futebol que encantou o mundo, começou nesta segunda-feira, na Vila Belmiro. O velório reúne torcedores e autoridades do Brasil e do mundo. Lula deve comparecer

Publicado: 02 Janeiro, 2023 - 12h28 | Última modificação: 02 Janeiro, 2023 - 12h36

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Rosely Rocha

Santos F.C / Reprodução Twitter

A despedida de familiares, amigos, fãs, torcedores, admiradores, autoridades políticas e dirigentes esportivos do Brasil e do mundo, ao eterno Rei do Futebol, Pelé, começou na manhã desta terça-feira (2/1), no estádio Urbano Caldeira, a famosa Vila Belmiro, onde ele jogou por 18 anos encantando até a torcida adversária.

Uma imensa fila de torcedores começou a se formar já de madrugada para dar o adeus ao Rei. Familiares, jogadores do Santos. F.C companheiros de Pelé, e de diversos times, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e outras autoridades políticas e do mundo do futebol, como o presidente da Fifa, Giuliano Infantino compareceram ao velório.

O dirigente da Fifa disse que pedirá para que federações internacionais filiadas à entidade nomeiem pelo menos um estádio cada para homenagear Pelé.

"Vamos pedir para que todos os países do mundo tenham pelo menos um estádio com o nome do Pelé para que as crianças saibam a importância dele. É um grande do futebol que nos emocionou", disse Infantino.

Também estão presente Ednaldo Rodrigues, da Conmebol, Alejandro Domínguez, e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Lula deverá ir ao velório

O presidente Lula deve comparecer, mas ainda não há um horário definido para a sua chegada. Lula homenageou Pelé em suas redes sociais, lembrando que apesar de ser corintiano sempre admirou o Rei por sua genialidade.

O velório deve seguir até às 10 horas de terça-feira (3) e em seguida o corpo do Rei será levado em cortejo pelas ruas da cidade de Santos, passando, inclusive, em frente à casa da sua mãe, Celeste, que tem 100 anos de idade.

Pelé faleceu na última quinta-feira (28/12), aos 82 anos, de falência múltipla de órgãos, no hospital Albert Einstein, onde ficou internado por quase um mês para tratar de um câncer de cólon.

Pelé deixa seis filhos e nove netos.

O Rei Pelé

CBF CBF

Autor de 1.282 gols em sua carreira e o único jogador a ganhar três Copas do Mundo (1958,1962 e 1970), Pelé foi coroado Rei do Futebol e ganhou o título de Atleta do Século, por suas jogadas geniais e 40 títulos conquistados pelo Santos. F.C, entre eles dois campeonatos mundiais e duas Libertadores, na década de 1960.

Ele começou a jogar pelo Santos aos 15 anos e já os 16 foi convocado para a seleção brasileira. O rei marcou 75 gols vestindo a “amarelinha”.

Pelé é reverenciado em todo mundo e é o nome brasileiro mais conhecido do planeta. Foi recebido por reis, rainhas e presidentes brasileiros e do exterior. Com o Santos, parou uma guerra civil na Nigéria, África, em 1969, para que a população local pudesse vê-lo jogar.

O rei do futebol se despediu dos gramados em 1º de outubro de 1977, após participar de duas temporadas pelo Cosmos de Nova Iorque, onde jogou para popularizar o esporte nos Estados Unidos.