MENU

FEM-CUT/SP assina CCT com grupos patronais na quarta (26)

Campanha de 2016 foi marcada pela insistência do setor patronal em retirar direitos

Publicado: 21 Outubro, 2016 - 15h42 | Última modificação: 21 Outubro, 2016 - 15h48

Escrito por: FEM/CUT

Na próxima quarta-feira, 26, em sua sede, a FEM-CUT/SP vai assinar as Convenções Coletivas de trabalho, resultado da Campanha Salarial 2016 “Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos” com o Grupo 2, Fundição e Estamparia.

Depois de aproximadamente três meses de negociação, momentos de tensão e muito diálogo, a Campanha Salarial segue para a reta final. A Campanha de 2016 foi marcada pela insistência do setor patronal em retirar direitos, “É importante destacar que os trabalhadores/as romperam com a lógica que imperava no início da Campanha, em que os patrões apresentavam pautas propondo a retirada de direitos”, explica Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, Presidente da FEM-CUT/SP.

O índice mínimo aprovado pela categoria foi de 9,62%. Até agora, apenas o Grupo 2 (Máquinas e Eletroeletrônicos), Estamparia e Fundição ofereceram o INPC. As negociações seguem com os outros grupos. “Nós mostramos que com unidade e mobilização não existe perda de direitos. Não só mantivemos o que já tínhamos como conquistamos alguns avanços.

 

Grupo 3

Depois de mais de três meses de intensas negociações, propostas rejeitadas em mesa e possibilidades de racha, o grupo 3 se manteve intransigente e insiste no reajuste abaixo da inflação. A orientação é que sindicatos busquem acordos por empresa.

“Os metalúrgicos da CUT no estado de São Paulo não aceitam reajuste abaixo da inflação”, afirmou Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, presidente da FEM-CUT/SP. A proposta do grupo 3 é de reajuste de 8% sob alegação da crise econômica que o país atravessa. “Os trabalhadores e trabalhadoras não podem e não vão pagar a conta da crise. Outros grupos, que sofrem com a situação econômica do país vão pagar a inflação, é inadmissível que o grupo 3 não o faça”, finaliza Luizão.

 

Serviço

Assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho com Grupo 2, Fundição e Estamparia

Local: Sede da FEM-CUT/SP – Avenida Antártico, 480 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo/SP

Assessoria de Imprensa: Marina Selerges (11) 95028.6789