FENAJ disponibiliza guia digital de proteção para jornalistas em coberturas de risco

Publicado: 13 Setembro, 2024 - 10h37

Escrito por: Fenaj

Reprodução

Aproveitando as eleições municipais de 2024, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio da Secretaria de Saúde e Segurança, disponibiliza o Guia de Proteção a Jornalistas em Coberturas de Risco, publicação digital com dicas para a segurança dos profissionais da mídia em coberturas eleitorais, ameaças em ambiente digital e coberturas internacionais.

“Trata-se de uma publicação digital com 12 páginas, de rápida leitura, para facilitar o acesso da categoria a informações básicas de como se portar diante de ameaças ou situações de violação ao livre exercício profissional”, explica a presidenta da Federação, Samira de Castro.

O Guia traz dicas para coberturas de rua, ataques em ambientes virtuais/segurança digital, tipos de ataques cibernéticos, o que fazer em casos extremos e em coberturas internacionais. Ao final, os contatos dos 31 Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação, a quem o jornalista deve sempre comunicar quando for vítima de violações e violências no exercício do seu trabalho.

De acordo com o secretário de Saúde e Segurança da FENAJ, Norian Segatto, a publicação tem o objetivo de apresentar dicas básicas de proteção, que não garantem a completa integridade dos jornalistas, mas ajudam a prevenir e minimizar eventuais agressões.

“Reafirmamos que a responsabilidade pela segurança dos jornalistas é das empresas e das forças públicas de proteção e segurança que, infelizmente, muitas vezes atuam como forças repressoras”, completa Segatto.

Os dirigentes sindicais reforçam que a categoria não deve naturalizar a violência sofrida. É necessário comunicar aos Sindicatos e registrar boletim de ocorrência em caso de agressões físicas, ameaças e outras violações que tenham por finalidade impedir o trabalho dos jornalistas.