MENU

Fenaj realizará encontro nacional de assessores de imprensa, Salvador (BA)

Evento debaterá organização e luta de jornalistas que atuam em assessorias de imprensa públicas, privadas e do 3º setor abordando impactos das tecnologias, ética, regulamentação profissional, entre outros temas

Publicado: 09 Agosto, 2023 - 08h21 | Última modificação: 10 Agosto, 2023 - 11h29

Escrito por: Fenaj

Fenaj
notice

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), realizará, 16 a 19 de novembro, em Salvador, na Bahia, o 22ª Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). O tema central do evento, que se constitui como o maior fórum nacional dos jornalistas com atuação na área, seja em assessorias públicas, privadas ou do terceiro setor, será “Assessoria de Imprensa e os Desafios da Atualidade”.

“Este é um fórum específico para os debates e a organização das lutas dos jornalistas que atuam em assessorias de imprensa e de comunicação”, define Samira de Castro, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O evento, que será realizado no hotel Sol Victoria Marina, é organizado pela entidade, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba). A expectativa dos organizadores é reunir 300 participantes, entre jornalistas, estudantes, professores da área e demais interessados.

Temática das discussões

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, destaca que a programação do evento traz, em formato de oficinas, painéis, apresentações de casos e plenárias, temas relevantes para a atuação dos profissionais deste segmento, como inovação, impactos das tecnologias digitais, ética, regulamentação profissional, entre outros.

“Este ano um dos grandes debates deve ser sobre a atualização do Decreto-Lei 83.284 de 1979, que regulamenta a profissão de jornalista no país, para inclusão da função de assessor de imprensa”, pontua Neves.

Quem participa

Podem participar do 22º ENJAI jornalistas profissionais, assessores de imprensa ou comunicação, estudantes de jornalismo e demais interessados de todo o País, como delegados ou observadores. Os delegados deverão ser eleitos pelos 31 Sindicatos filiados em Encontros Estaduais de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAIs) ou em Assembleias Gerais. Cada Sindicato poderá inscrever um delegado estudante, eleito no EEJAI ou Assembleia, além do número de delegados profissionais.

Até o momento, o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador confirmaram apoio ao ENJAI deste ano.

Em breve, as entidades abrirão as inscrições em seus portais.