Escrito por: Barão de Itararé
Autor dialoga sobre livro Os últimos soldados da Guerra Fria
Convite do evento que acontece na Faculdade Paulista de Comunicação
A obra conta a história dos agentes secretos da Rede Vespa, criada em Cuba no início da década de 1990, cujos agentes infiltraram-se em organizações estadunidenses de extrema-direita. A operação tinha o objetivo de colher informações para evitar ataques terroristas ao território cubano.
Algumas das 47 organizações anticastristas, apesar do título de “humanitárias”, realizaram 127 ataques em cinco anos, como jogar pragas em lavouras cubanas, interferir nas transmissões da torre de controle do aeroporto de Havana, sequestrar aviões repletos de turistas e até disparar rajadas de metralhadoras contra navios e turistas em território cubano.
Os últimos soldados da Guerra Friarevela as entranhas de uma rede terrorista que contava com apoio e complacência de políticos e poderosos norte-americanos. As peripécias escritas por Fernando Morais são dignas dos melhores romances de espionagem, unindo jornalismo investigativo, imparcialidade narrativa e sofisticados recursos literários. Confira o release completo e entrevista com o autor.
Além do escritor mineiro, estarão presentes a presidente do Centro Brasileiro de Luta Pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes, e do cônsul de Cuba, Lázaro Mendes Cabrera. O evento discute a omissão da mídia na questão dos cinco presos políticos cubanos , detidos nos Estados Unidos há 13 anos.