Festas do réveillon 2022 estão canceladas no Ceará e em Salvador
A Ômicron, nova e mais transmissível variante do coronavírus, está levando autoridades a reverem festas que provocam aglomerações e, portanto, mais chance da Covid-19 se espalhar
Publicado: 29 Novembro, 2021 - 11h55 | Última modificação: 29 Novembro, 2021 - 12h08
Escrito por: Redação CUT
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) cancelou a tradicional festa de réveillon de 2022 em todo o estado para conter a tramissão da Covid-19. O anúncio foi feito na sexta-feira (26). Pelo mesmo motivo, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nesta segunda-feira (29), em entrevista coletiva, o cancelamento das destas de final de ano na capital baiana.
A lista de cancelamentos deve aumentar nos próximos dias. O motivo é a nova e mais transmissível variante do novo coronavírus identificada na África na semana passada, batizada de Ômicron, que tem múltiplas mutações e é potencialmente mais contagiosa.
As notícias sobre a Ômicron estão levando autoridades estaduais e municipais a reverem planos para as festas de final de ano que já haviam sido liberadas e a quantidade de cidades que vem cancelando o Carnaval do ano que vem também deve aumentar.
Leia mais: Saiba onde o Carnaval de 2022 está cancelado por causa da Covid-19
Onde o réveillon foi cancelado
No Ceará, Camilo Santana cancelou pelo segundo ano consecutivo a tradicional "Festa da Virada", no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza e também em cidades do interior.
"Tomamos essa iniciativa por absoluta prudência, responsabilidade e respeito, de forma prioritária, à vida dos nossos irmãos cearenses. Não descansarei enquanto não vacinarmos toda a população cearense", disse o governador durante transmissão ao vivo nas redes sociais.
Realizamos nesta sexta-feira a reunião semanal com o comitê que delibera sobre o decreto estadual de enfrentamento à pandemia. Ficaram definidos os seguintes pontos:
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) November 26, 2021
- Estão proibidas as grandes festas de Réveillon no estado. pic.twitter.com/tRtcV43XM5
No Ceará o percentual da população totalmente vacinada com as duas doses ou dose única é de 62,57%.
Sobre o Carnaval, o governador tem a mesma opinião e afirmou que devem seguir a mesma linha de pensamento. Entretanto, essa questão será discutida somente no ano que vem.
Em Salvador, onde o Festival da Virada costuma durar entre cinco e seis dias, o prefeito disse que, mesmo com o avanço da vacinação - na Bahia, apenas 54,12% da população está totalmente imunizada -, o cenário de incertezas provocado neste momento pela Covid-19 levou à conclusão de que não há como realizar o festival, um evento para mais de 250 mil pessoas/dia, com segurança sanitária aos cidadãos.
“A gente sabe da importância da festa para a economia da nossa cidade, mas também a gente sempre colocou e vem colocando a vida em primeiro lugar. O momento existe cautela e prudência”, pontuou Reis na entrevista coletiva.
Sobre a realização do carnaval em 2022, Reis disse que aguarda um posicionamento do governador da Bahia, Rui Costa (PT).
Onde vai ter réveillon
Em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) planeja realizar o réveillon na Avenida Paulista. Na quarta-feira, 24, a capital paulista alcançou a marca de 100% da população adulta totalmente vacinada. No estado, 74,8% da população está totalmente imunizada.
Em Florianópolis, a festa será realizada exclusivamente na baía norte, com visualização da Beira-Mar Norte e Continental. Não haverá show musical. No Estado de Santa Catarina, 67,58% da população está completamente imunizada.
No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) também planeja realizar o festejo na orla de Copacabana.
Onde réveillon ainda não foi confirmado
Em Recife, a prefeitura ainda não confirmou o Réveillon com público.