Escrito por: Fetraf-SUL

Agricultura Familiar: Fetraf planeja Jornada de Lutas

Entre 9 e 11 de março, rurais mobilizam por acesso à terra e direito das mulheres

Fetraf

 

A Fetraf-Sul, Fetraf-RS e Fetraf-PR participam desde a última segunda-feira (9) da reunião da direção da Fetraf-Brasil, em Brasília, onde são discutidas as principais pautas de reivindicações para o ano de 2015. A Federação mobilizará a sua base, em conjunto com outras entidades, para a Jornada de Lutas da Agricultura Familiar a ser realizada de 9 a 11 de março de 2015.

 

Durante este período, acontecerão mobilizações, em nível estadual e nacional, com o intuito de apresentar e pleitear junto aos governos, as demandas dos agricultores familiares.

 

No dia 9 de março as ações serão alusivas às mulheres trabalhadoras rurais. Marchas, místicas e entrega de pauta de reivindicações estão previstas para a data. Nos dias 10 e 11 as mobilizações pautarão temas como Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

 

Sete eixos temáticos estarão em evidência: produção de alimentos saudáveis, infraestrutura, garantia de direitos já conquistados, acesso à terra, educação, combate à violência contra as mulheres e constituinte pela reforma política.

 

A pauta específica abordará as propostas para a crise leiteira, habitação rural e incentivo para a produção, comercialização e industrialização no campo.

 

A coordenadora da Fetraf-RS, Cleonice Back, salienta que é necessário avançar em muitas políticas públicas. “Precisamos ampliar e consolidar políticas existentes e garantir que novas medidas sejam implementadas para setores pouco contemplados, como é o caso da cadeia leiteira. Embora tenhamos alcançado progresso ontem com a destinação de recursos para compras institucionais, é fundamental garantir crédito emergencial para os produtores, anistia de dívidas, criação de uma política nacional para os lácteos e fortalecimentos das cooperativas. Para a habitação rural é imprescindível a retomada das contratações que estão paralisadas desde o final do ano passado”, pontua.