Filme ‘O Processo’ estreia nesta quinta em várias cidades do país
O Documentário, que já foi premiado em vários festivais internacionais, conta os bastidores do golpe/impeachment da ex-presidenta Dilma
Publicado: 17 Maio, 2018 - 12h47 | Última modificação: 17 Maio, 2018 - 12h59
Escrito por: Redação CUT
O filme ‘O Processo’, que retrata os bastidores do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, estreia nesta quinta-feira (17) em várias cidades do país. O documentário é dirigido pela cineasta Maria Augusta Ramos, que acompanhou os bastidores dos últimos seis meses que antecederam o afastamento da ex-presidente, em 31 de agosto de 2016.
O filme estreou mundialmente em fevereiro deste ano no Festival de Berlim e foi escolhido pelo público como o terceiro melhor documentário da mostra Panorama. No dia 20 de abril, venceu o prêmio de Melhor Longa Metragem da Competição Internacional do Festival Internacional de Documentários ‘Visions du Reel em Nyon’, na Suíça.
Em entrevista ao jornalista Juca Kfouri na última terça (15), a cineasta revela que não esperava que o impeachment – para a CUT e vários representantes da esquerda e parte do Judiciário, um Golpe de Estado - passasse no Congresso Nacional e nem que o país chegasse na atual conjuntura conturbada.
"Não acreditava no impeachment. Mas percebi que ninguém ouvia argumentos, não teve um processo imparcial. Em vários momentos, percebi a fraude, mas lutei para não banalizar”, afirmou.
Mas, o golpe de estado fica claro a partir dos fatos relatados e é isso que os brasileiros poderão conferir assistindo o filme, que entra em cartaz hoje, em suas cidades:
Aracaju - SE
Belém - PA
Belo Horizonte - MG
Brasília - DF
Campo Grande - MS
Curitiba - PR
Florianópolis - SC
Fortaleza - CE
Goiânia - GO
João Pessoa - PB
Maceió - AL
Manaus - AM
Niterói - RJ
Palmas - TO
Porto Alegre - RS
Recife - PE
Rio Branco - AC
Rio de Janeiro - RJ
Salvador - BA
São Bernardo do Campo - SP
São Luis - MA
São Paulo - SP
Teresina - PI
Vitória - ES