Frias perde processo contra ator que o chamou de” bosta”, “sem talento” e “racista”
Frias ainda tentou se justifica, alegando que suas palavras se tratavam de uma metáfora
Publicado: 21 Março, 2022 - 12h18
Escrito por: Nicole Giffoni DCM
Na última sexta-feira (18), o Secretário Especial da Cultura, Mário Frias, perdeu uma ação movida contra o ator Armando Babaioff por danos morais. Em 2021, Babaioff chamou Frias de “racista” no Twitter depois de o secretário bolsonarista declarar que o historiador Jones Manoel precisava de um “bom banho”.
O 6º Juizado Especial Cível de Brasília, no Distrito Federal, julgou improcedente a ação movida por Frias ao entender que a crítica de Babaioff parte da opinião pessoal do ator referente a uma pessoa “política que é ocupadora de cargo público”, sendo assim, tendo que se sujeitar ao “escrutino popular”.
Frias ainda tentou se justifica, alegando que suas palavras se tratavam de uma metáfora que indicava que o ativista precisava “tomar um banho de caráter”, mas sem usar a palavra “caráter”.
Entretanto, a decisão do Juizado destacou que o racismo ainda é “notório” em nosso país e que “há a incorreta e lamentável associação de afrodescendentes a aspectos negativos, tais como a sujeira”, e que Frias “não desconhece a potencial interpretação de que indicar que pessoa afrodescendente precisaria ‘tomar um banho’ leva à natural percepção de repetição da associação pejorativa em questão”.