Escrito por: CUT
2° turno das eleição foi realizado neste domingo e ultradireita chilena foi derrotada nas urnas. Em nota, a CUT celebra a vitória da democracia e a esperança de dias melhores para o povo latino americano
A democracia na América Latina conseguiu uma importante vitória neste domingo. O candidato à presidência de esquerda no Chile, Gabriel Boric, venceu as eleições deste domingo (19), com 55,18% dos votos contra 44,82% do candidato de ultradireita, Antonio Kast.
Com a eleição, Boric se torna o mais jovem presidente do país. Quando assumir o cargo, em março de 2022, terá 36 anos de idade. Foi presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile entre 2011 e 2013 quando foi eleito deputado pela primeira vez.
Seu projeto de governo progressista está alinhado às reivindicações dos protestos que tomaram as ruas do país em 2019. Boric propõe um novo sistema público de saúde, além do fim da previdência privada, defende a taxação das grandes fortunas e um projeto de industrialização do país, com foco em tornar o Chile menos dependente da exportação do cobre e de outras matérias primas.
Em nota, a CUT comemorou a vitória da democracia no Chile e saudou o presidente eleito.
Veja a íntegra
Veja a íntegra da nota
A Central Única dos Trabalhadores – CUT, saúda energicamente a histórica vitória nas eleições presidenciais chilenas, com a eleição de Gabriel Boric para a presidência da república; a decisão soberana do povo chileno desperta sentimentos profundos de esperança por dias melhores ao povo latino-americano.
Como nos ensinou Salvador Allende em seu último discurso "Sigan ustedes sabendo que, mucho más temprano que tarde, se abrirán las grandes alamedas por donde passe el hombre libre para construir uma sociedade mejor” (trad.: Saibam que, muito mais cedo do que tarde, as grandes avenidas pelas quais o homem livre passa se abrirão para construir uma sociedade melhor), seguiremos juntos irmanados na luta por justiça e igualdade!
Venceremos!
Sérgio Nobre – Presidente Nacional da CUT
Antonio Lisboa – Secretário de Relações Internacionais da CUT