Escrito por: Redação CUT
Caso a disputa vá para o segundo turno, Lula terá 50% dos votos, contra 40% de Bolsonaro
O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida pela presidência da República com 44% das intenções de voto no primeiro turno das eleições, segundo a nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (21).
Lula subiu dois pontos porcentuais em comparação ao levantamento anterior, do dia 14 de setembro, e tem dez pontos de vantagem em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, que manteve os 34% de intenções de voto.
Caso a disputa vá para o segundo turno, Lula terá 50% dos votos, contra 40% de Bolsonaro.
Onde Lula tem mais intenções de voto
- Região Nordeste
60% dos eleitores dos nove estados nordestinos preferem Lula, contra 21% que pretendem votar em Bolsonaro tem 21%.
- Mulheres
Lula tem 45% das intenções de voto do eleitorado feminino, 14 pontos a mais do que Bolsonaro (31%).
Demais candidatos
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) tem 6% das intenções de voto no primeiro turno. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) tem 5%.
Os demais candidatos não pontuaram. São eles: Felipe d'Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB).
Brancos e nulos
Indecisos são 5%, mesmo percentual dos que votam em branco, nulo ou não pretendem comparecer às urnas. 76% dos eleitores dizem ter o voto definido.
Podem mudar o voto
Entre os 47% que declararam voto em Ciro, 51% disseram que podem mudar a decisão.
Dos 44 que declararam voto em Tebet, 56% afirmaram que podem mudar o voto até o dia 2 de outubro.
A Genial/Quaest questionou os eleitores de Ciro e Tebet sobre qual posicionamento os candidatos devem adotar caso não cheguem ao segundo turno. Entre os eleitores de Ciro, 50% defendem que o pedetista apoie Lula, 18% Bolsonaro e 29% preferem a neutralidade. Já entre os de Tebet, 35% esperam apoio a Lula, 34% a Bolsonaro e 27% esperam que a emedebista não apoie nenhum dos dois.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 17 e 20 de setembro e entrevistou 2 mil eleitores presencialmente, em 120 municípios.
A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04459/2022.