Governo aciona AGU após Wallace do vôlei estimular violência contra Lula nas redes
Jogador bolsonarista fez enquete perguntando se seus seguidores dariam um tiro no presidente e depois apagou a postagem
Publicado: 31 Janeiro, 2023 - 15h03 | Última modificação: 31 Janeiro, 2023 - 15h18
Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz
O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar providências sobre uma postagem do jogador de vôlei Wallace Leandro, do Cruzeiro, estimulando violência contra o presidente Lula (PT).
O jogador bolsonarista, que fez campanha pela eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), fez uma enquete em seu perfil Instagram, na segunda-feira (30), perguntando a seus seguidores quem daria ‘um tiro na cara' do presidente. Horas depois, apagou a postagem, mas muitos prints já haviam sido feitos.
Por meio do Twitter, Pimenta comunicou a decisão de acionar na AGU pelo crime cometido por Wallace."Esta postagem foi feita pelo jogador de vôlei do Cruzeiro , e ex-atleta da seleção brasileira, Wallace Leandro em seu Instagram. Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!", escreveu Pimenta em seu perfil.
Esta postagem foi feita pelo jogador de vôlei do @sadacruzeiro, e ex-atleta da seleção brasileira, Wallace Leandro em seu Instagram. Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas! pic.twitter.com/2FGzrizpqb
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) January 31, 2023
Também por meio do Twitter, a ministra do Esporte, Ana Moser, disse que o jogador deve responder na Justiça. "Antes de atleta, o jogador Wallace é um cidadão brasileiro e deve responder à nossas leis e instituições".
Antes de atleta, o jogador Wallace é um cidadão brasileiro e deve responder às nossas leis e instituições. https://t.co/NAQM3YcAV3
— Ana Moser (@anabmoser) January 31, 2023
Várias outras personalidades, como a nadadora Joana Maranhão e o ator Lázaro Ramos Ramos, cobraram punião.
O Wallace fez essa postagem aí e depois apagou.
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) January 31, 2023
Será responsabilizado? pic.twitter.com/XVKFqc8jcS
O Bolsonarista Wallace de Souza, jogador de vôlei do Cruzeiro Sada e ex-seleção, resolveu estimular o assassinato do Presidente Lula. Teremos punição para esse delinquente? pic.twitter.com/XTY3l3czMk
— Lázaro Rosa
A Confederação Brasileira de Vôlei se limitou a repudiou o post. "A CBV repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade", escreveu.
O Cruzeiro fez o mesmo. Disse, por meio de nota, lamentar a publicação e pediu desculpas aos torcedores. O clube não informou se vai apurar o caso internamente, disse apenas que que reforçará com equipe, atletas e comissão técnica sobre importância da responsabilidade no uso de mídias digitais.
No dia do segundo turno da eleição presidencial de 2022, o atleta declarou voto em Bolsonaro com a legenda: "Pelo Brasil, Jair Messias Bolsonaro 22".
Após a vitória de Lula, Wallace postou uma foto de Lula em que se lê "o crime no Brasil compensa". Na legenda da publicação, escreveu "realmente o Brasil não é para amadores. Ps: aproveitar agora antes de começar a censura."