Escrito por: Redação CUT
Alguns estados alteraram a data da folga aos servidores para evitar abstenção no segundo turno das eleições que ocorre um dia antes, dia 27 (domingo)
O governo federal decidiu que a próxima segunda-feira (28) data em que se comemora o Dia do Servidor Público Federal, será ponto facultativo. Estabelecidos em geral por decreto pelos governos, os pontos facultativos dispensam a obrigatoriedade do funcionamento de seus órgãos.
Para os trabalhadores contratados via Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a diferença entre feriado e ponto facultativo é que, no segundo caso, é o patrão que decide se quer ou não dar folga e como os empregados vão compensar esse dia. Já no feriado se tiver de trabalhar, o empregado recebe horas extras em dobro.
Ou seja, o patrão pode determinar o trabalho, sem necessidade de pagar hora extra, ou conceder a folga e compensar no futuro as horas não trabalhadas nesse dia.
Alteração na data da folga do Dia do Servidor
Devido ao Dia do Servidor cair um dia após o segundo turno das eleições municipais (27), e para evitar um número alto de abstenção, alguns governos estaduais mudaram a data do ponto facultativo do Dia do Servidor Público. Desta forma, nesses estados não haverá ponto facultativo na administração pública federal no dia 28 de outubro, que permanece como um dia normal de trabalho. A folga ocorrerá nas novas datas determinadas pelos respectivos governos estaduais.
São eles: Pará (30 de outubro), Goiás (1º de novembro), Paraíba (1º de novembro), Rio Grande do Norte (1º de novembro), Rio Grande do Sul (1º de novembro), Sergipe (1º de novembro), Tocantins (1º de novembro) e Mato Grosso do Sul (14 de novembro). No Ceará a data já foi “comemorada” no dia 21 deste mês.
Confira o calendário oficial de feriados nacionais e de pontos facultativos válidos para 2024, elaborado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Calendário dos próximos feriados e pontos facultativos
Com informações do site Metrópoles