Graça Costa, da CUT e do Sindsep de Quixadá, é eleita presidente do Diap
Dirigente sindical com larga experiência é a primeira mulher a assumir o principal cargo da entidade técnica
Publicado: 03 Novembro, 2021 - 10h12 | Última modificação: 03 Novembro, 2021 - 10h16
Escrito por: Redação CUT
Em assembleia geral realizada no dia 28 de outubro, a dirigente sindical Maria das Graças Costa, secretária de Organização e Política Sindical da CUT nacional e dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga (Sindsep), foi eleita por unanimidade para a presidência do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
O Diap tem como objetivo atuar nos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas e câmaras de vereadores, no sentido da institucionalização, da transformação em normas legais das reivindicações da classe trabalhadora.
O Diap agrega atualmente cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores e trabalhadoras que inclui a CUT e demais centrais sindicais, confederações, federações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados do País.
Desde a fundação do órgão, em 1983, Graça Costa como é conhecida no meio político-sindical é a primeira mulher a assumir o principal cargo da entidade técnica.
A dirigente é cearense de Quixadá, fundadora do Sindsep de Quixadá e Região, já atuou em outras entidades classistas, como na Confetam-CUT (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal); a presidiu por dois mandatos e a Fetamce (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará).