Escrito por: Maisa Lima, CUT Goiás
Mauro Rubem se licencia da entidade para disputar mandato de deputado estadual
Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT Goiás) participaram na tarde desta terça-feira (5), da reunião que empossou a vice-presidenta Iêda Leal no comando da entidade. Até então presidente da CUT Goiás, Mauro Rubem se licencia para concorrer ao mandato de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), função que já exerceu em três diferentes ocasiões.
A nova presidenta da CUT Goiás ocupa atualmente a secretaria de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); a tesouraria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a coordenação nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) e é conselheira do Conselho Estadual de Educação de Goiás.
Mauro destacou os avanços obtidos na área de comunicação, principalmente com a criação da Rádio Trabalhador - www.radiotrabalhador.com.br - e falou da sua importância para a defesa dos direitos da classe trabalhadora e do projeto político que sustenta os mandatos da esquerda, principalmente as políticas públicas de inclusão.
Retrocesso
Iêda salientou que o Brasil vive um retrocesso muito grande desde o golpe de 2016. "Trata-se de um momento muito perigoso, principalmente para o movimento sindical. Estamos assistindo a uma verdadeira perseguição política, onde sobra humilhação e acontecem até mesmo assassinatos", lembrou.
Para a nova presidenta da CUT Goiás é preciso enfrentar a retirada de direitos da classe trabalhadora e a desconfiança em relação aos sindicatos com o retorno imediato às bases. "A CUT é sinônimo de resistência", frisou.
Também esteve presente na reunião a secretária adjunta de Saúde do Trabalhador da CUT Brasil,Fátima Veloso. Ela destacou o desmonte que os golpistas estão fazendo do Estado brasileiro e a entrega dos nossos recursos naturais ao capital estrangeiro. "Nosso projeto político é diferenciado. Nosso objetivo é a inclusão", pontuou.